Quinta-feira, 25 de Junho de 2009

O poder da imagem..!!

 

Desde sempre a imagem teve um papel importante na vida das pessoas. Falo não só da imagem que se vê por fora, da imagem que passamos aos outros, mas também da imagem interior.

A nossa sociedade é muitas vezes agressiva no que se refere aos padrões de beleza, toda a gente é visual, e a primeira coisa que reparamos numa pessoa é de facto a aparência exterior que ela tem.


Quando vamos a uma entrevista de emprego temos que ter uma imagem cuidada porque se formos “à balda” corremos o risco de não sermos seleccionados para o cargo a que nos propomos. Se vamos a uma festa, escolhemos o nosso melhor vestido ou fato. Aquele que nos deixa exuberantes para que as pessoas reparem em nós e deixarmos boa impressão nos outros.
Se por acaso vimos uma pessoa menos bonita, se calhar nem nos damos ao trabalho de a conhecer. É triste, mas infelizmente parece que é mesmo assim que as coisas funcionam!

Por outro lado, a ilustração e a fotografia assumem papéis decisivos na construção de um jornal, revista ou livro. Aqui as imagens revestem-se também de uma importância, fundamental. É comum dizer-se que uma imagem vale mais que mil palavras.

No entanto não quer dizer, que a imagem exterior seja o mais importante. É a primeira impressão que ficamos, é a informação física de uma determinada pessoa que nos entra no cérebro, mas não é tudo.
Depois vem aquilo que se sobrepõe ao aspecto físico, a personalidade, a inteligência o carácter. Aquilo a que chamamos de imagem interior, a essência da pessoa enquanto ser humano.

Vivemos numa época na qual os média estabelecem como “lei”, que muitas vezes manipula corações e consciências com uma grande força que influencia. É a suposta “lei da imagem” que tem como estabelecido o exterior, o que aparece aos outros, como a única verdade e valor.

Não foram poucos os casos nos quais se constatou que determinada imagem apresentada pela TV e pelos demais meios, não correspondia à verdade dos factos e não se identificava com a justiça a ser realizada.

É nítida a percepção que esta é uma geração, muitas vezes alienada e manipulada pela força da imagem. Tal realidade acaba por formar em nós uma mentalidade superficial, presa a uma desenraizada exterioridade, que nos impede de descobrirmos as pessoas que nos circundam.


Cada pessoa é um universo que precisa ser descoberto e contemplado. O ser humano é sempre mais do que vemos ou percebemos; é muito mais do que a imagem que revela.

Em cada pessoa existe uma identidade para além da imagem, que precisa ser percebida e contemplada.
Por isso, o acto de julgar carrega em si inúmeras possibilidades de injustiça e incompreensão, pois, trazemos as nossas marcas e determinismos que quase sempre nos impedem de vermos o interior, retendo nosso olhar apenas na imagem.

Para descobrir o interior de alguém sem se prender aos enganos da imagem, é preciso, antes de tudo, a humildade e paciência para descobrir as riquezas de quem aparentemente não tem nada a oferecer.

Que a beleza da verdade, contida no interior de cada ser, supere sempre em nós a superficialidade da imagem, levando-nos assim a descobrir os tesouros que existem em cada coração. Assim conseguiremos ver a pessoa como um todo, sem nos prendermos às armadilhas parciais da exterioridade.

 

Beijinhos

Iz@

sinto-me: assim assim
germinado por libel às 10:32
link do post | Semeia | favorito
|
7 comentários:
De daisy_daisy a 25 de Junho de 2009 às 14:30
Este seu texto está verdadeiramente lindo, é pena que por mais que saibamos que é verdade, o nosso subconsciente ou apenas a nossa parte fútil vai de encontro à aparência, mas eu acredito que se apenas uma ou duas pessoas olharem o interior e não no aspecto, já estarão a mudar o mundo... e eu quero mudar o mundo, nem que seja o mundo de alguém...

Beijoca Grande Gosto do seu Cantinho ;)
De libel a 25 de Junho de 2009 às 16:57
Daisy apesar da nossa diferença de idades, podes sempre tratar-me por tu, o meu interior permite essa liberdade, até porque sinto uma maior proximidade com as pessoas e seja em que mundo for, virtual ou real tento sempre igualar os procedimentos, pois são tudo vivências, e quanto mais próximas forem, mais proveito tiramos.
Concordo contigo, se cada um de nós tentar mudar o mundo de alguém, já é um bom começo, a começar pelas pessoas que nos rodeiam, pois afinal são quem nos afecta mais directamente, a imagem é só visivel aos olhos, mas o coração fala mais alto.

Obrigado por visitares o meu cantinho, volta sempre, és bem vinda!!
Beijinhos
Iz@
De daisy_daisy a 25 de Junho de 2009 às 17:52
Obrigado pelo à vontade, vou tentar trata-te por tu ;)
Espero então que consigas editar o miminho das Mulheres bem Resolvidas...
E como eu já ouvi apenas um sorriso nosso e já estamos a mudar o mundo ...

Beijocas e Bom final de dia...
De daisy_daisy a 25 de Junho de 2009 às 21:32
Tão lindo o miminho ;)

Beijocas
De Peixe Frito a 25 de Junho de 2009 às 19:17
Por acaso (só por acaso :D) até nem ligo muito às aparências. Ok, se vir um maltrapilho na rua, desconfio mais depressa dele do que do tipo que passar por mim engravatado, sejamos sinceros, mas não, não escolho amizades por causa da sua imagem, e não é a mesma que me faz gostar mais ou menos de uma pessoa. Já tive experiências com várias pessoas, em que ninguém dava "um chavo" por elas, e estas revelaram-se pessoas extremamente interessantes, inteligentes, cultas, e dignas de uma admiração crescente. Lembro-me sempre daquela velha frase: "não julgar um livro pela capa". Ao fim ao cabo, a mim também sempre me julgaram muito pela minha aparência, por isso também sei minimamente o que sentem os outros postos de lado por terem mais uma gordurinha , ou porque não usam penteados e roupas da última moda. Sinceramente? Acho isso uma tremenda futilidade, como se isso realmente mostrasse o valor da pessoa, como ser humano.
Beijinhos.
De libel a 25 de Junho de 2009 às 21:36
Peixinho já deves ter ouvido imensas vezes aquela frase “os olhos também comem” é perfeitamente natural que numa primeira abordagem, a imagem exterior salte à vista, pois são os nossos olhos os primeiros a falar, tudo à nossa volta gira em torno da imagem, este assunto tem muitas vertentes, agora o mais interessante são os valores que atribuímos, tem a ver com peso e medida, ou seja o que nos parece bem aos olhos, pode não enquadrar no nosso estilo ou modo de vida, o que nos permite ter gostos variados. E ainda bem, pois se assim não fosse, seria uma tragédia. Felizmente a nossa mente consegue ver mais além, e o nosso coração alberga o que de melhor temos, o que nos dá a possibilidade de apreciar o interior de cada um, e aí sim poderemos fazer a diferença.
As aparências iludem, frase feita, talvez, mas tem a sua pertinência, eu cá prefiro ouvir, as palavras sim , essa dizem-me sempre mais!!
Um beijinho e mutchas gracias pelo coment...

P.s. já viste o meu miminho novo??...que fixe, presentinho da Daisy, tua amiguinha, fiquei super feliz, diz lá se o meu blog não ficou mais giro?
ahahahhahaha....não fiques ciumenta, logo logo arranjo um para ti, tenho é que começar a pesquisar como se faz...Beijokas
De Peixe Frito a 26 de Junho de 2009 às 09:20
Concordo plenamente com o que dizes acima. Mas continua-me a espantar que numa sociedade, em constante evolução, não evolua também o pensamento acerca desses "valores". Em certos aspectos, até parece que regride mais :P
Beijocas.
P.S.: Já vi sim senhora!! Mas que fashion eheheheh ;) Não, não fico ciumenta LOOOL 'Tão querida... Não te preocupes, que quando eu tiver mais algum, atribuo-to de certeza ;) Jinhos

Comentar post

*O meu olhar é nítido como um girassol, sinto-me nascida a qualquer momento, talvez por ser distraída demais, mas é bom sentir que cada vez parece sempre a primeira. Aqui todos os dias vão ser assim: UMA AGRADÁVEL SURPRESA!!

*pesquisar

 

*Outubro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

*Plantações recentes

* O caldinho abacadabra

* A vida no campo é...

* Sexto re(encontro) de blo...

* Ri-te pa, ficas mais boni...

* receita da alegria

* "Cumplicidades" lingerie ...

* #Dia da Mulher#lingerie r...

* Cúcú...BOM ANO por aqui

* É sexta-feira. Yeehhh!!!

* É giro quando...

* Que tal, para o nosso jan...

* Prometo perder...

* Sem título que é melhor.....

* Encontros perfeitos...

* Amizade é fazer o bem...

* Momento da verdade V

* Encontros, amigos e alhei...

* Quem adivinha?

* E... se não houver amanhã...

* FELIZ DIA DA MULHER!

*últimas colheitas

Faltam unhas de gato e caganitas de tarântulas. Pa...
Estás a ver? Isso é falta de caldinho. Prova um bo...
O que me assustou foi este tipo de letra tão minús...
Puxa, até fiquei com os olhos em bico quando vi es...
Mauzinho, eu?Amuei!

*Os amigos azuis!!

 

 Azul.. azul..azul..

Uma das mais belas cores do mundo.
Pode representar o céu, uma flor,

um fruto, o mar, um sorriso,

uma emoção, um sentimento...
Cheio de beleza e clareza!
Uma cor que nos faz sentir seguras,

a cor da imaginação.
Uma cor suave...

que nos tranquiliza ..

Azul..azul..azul...

É a cor da Amizade!!..

 

*Outras plantações

* Outubro 2017

* Maio 2017

* Abril 2017

* Março 2017

* Janeiro 2017

* Julho 2016

* Junho 2016

* Abril 2016

* Março 2016

* Fevereiro 2016

* Janeiro 2016

* Dezembro 2015

* Agosto 2015

* Julho 2015

* Junho 2015

* Maio 2015

* Abril 2015

* Janeiro 2015

* Junho 2014

* Maio 2014

* Abril 2014

* Março 2014

* Fevereiro 2014

* Janeiro 2014

* Dezembro 2013

* Junho 2013

* Maio 2013

* Abril 2013

* Março 2013

* Dezembro 2012

* Outubro 2012

* Agosto 2012

* Junho 2012

* Maio 2012

* Abril 2012

* Março 2012

* Fevereiro 2012

* Janeiro 2012

* Dezembro 2011

* Outubro 2011

* Setembro 2011

* Agosto 2011

* Julho 2011

* Junho 2011

* Maio 2011

* Abril 2011

* Março 2011

* Fevereiro 2011

* Janeiro 2011

* Dezembro 2010

* Novembro 2010

* Outubro 2010

* Setembro 2010

* Julho 2010

* Junho 2010

* Maio 2010

* Abril 2010

* Março 2010

* Fevereiro 2010

* Janeiro 2010

* Dezembro 2009

* Novembro 2009

* Outubro 2009

* Setembro 2009

* Agosto 2009

* Julho 2009

* Junho 2009

* Maio 2009

*links

*Obrigado Sindarin

*É aqui neste...

Cantinho virtual
que escrevo os meus pensamentos.
É onde gravo o que sinto
o que me inspira, vejo e sonho.
É onde todos vocês podem escrever
comunicar, informar, apresentar,

partilhar, sorrir e brincar. 
E tu também tens o teu cantinho?
Aquele onde as palavras se soltam

como notas de música...no ar.

Onde os sabores são néctares

e se misturam em páginas virtuais.
Eu tenho.
É aqui mesmo.
Entra e descobre tudo o que tem
num simples..."CLIC"..

 

*Voltem sempre!

Remédio santo...

 

Adrenalina ao rubro...

 

Equilibrio perfeito...

 

      = Família feliz

*Posts mais germinados

*tags

* todas as tags

*Obrigado Daisy e Tiger

*Eu participo


Amigos de longe que

gostava de conhecer

Lis-Brasil

A minha fotografia

Julieta-Brasil

Wânia-Brasil

A minha fotografia

Amigos que já conheço

Paulo-Lisboa

Manu-Óbidos

Mafalda-Lisboa

Lovenox-Coimbra