Sexta-feira, 18 de Setembro de 2009

PAIIII...MÃEEEE...EU TAMBÉM QUERO IR.....

 
 

 

Está aí o VIII Hospital da Bonecada para tratar das maleitas dos bonecos e sensibilizar os seus “pais”, crianças entre os 4 e os 7 anos, para a importância da saúde.
 
Este ano, numa tenda gigante montada no Dolce Vita Tejo em Lisboa, no período de 30 de Outubro a 13 de Novembro, as crianças levam os seus bonecos ao médico e aprendem alguns procedimentos clínicos, bem como a prevenção de comportamentos de risco e a importância de um estilo de vida saudável.
 
Estabelecem assim um contacto com o ambiente hospitalar, familiarizando-se com um conjunto de instrumentos médicos e com os profissionais de saúde, frequentemente associados ao medo e à dor. Participando nesta brincadeira e aproveitando um período de não doença, as crianças acabam por transferir os seus medos para os bonecos, associando assim, o tratamento do boneco à forma de como serão tratados no futuro.
 
Os “doentes” saem sempre com uma receita muito especial: Xarope com sabor a morango e muito outros miminhos.
 
Doutores, enfermeiros, dentistas, nutricionistas e outros profissionais de saúde preparam-se para cuidar muito à séria das mazelas dos bonecos. E mais, este ano este projecto será apadrinhado pela Operação Nariz Vermelho.
 
É um faz de conta que faz as delícias de qualquer criança. Elas “vestem-se” de pais e levam os seus “filhos”- os bonecos- ao médico, cumprindo assim a rotina hospital.
Além de passarem pela triagem, onde têm de descrever os sintomas do doente, ajudam os médicos na observação. Vestidos a rigor, com as pequenas batas, luvas, toucas e máscara percebem a importância da esterilização e mentalizam-se que todos  estes elementos não são “maus”. Em seguida são direccionados para os serviços ou tratamentos que foram prescritos, fazendo as suas delícias a sala de RX, onde nos computadores observam as mazelas dos seus bonequinhos. No meio desta lufa lufa entram os animadores para os entreter com jogos e desenhos aos quais eles correspondem de forma hilariante.  Este envolvimento no projecto permite desmistificar os medos ou receios da bata branca e criar uma aproximação à realidade hospitalar.
 
Senhor Doutor o meu boneco tem dói-doi, acho que partiu um braço, ou está com varicela (e o boneco cheio de pintinhas vermelhas) ou comeu muitos doces e dói-lhe a barriga, ou são os ouvidinhos e tem febre…..ehehehhe….São várias as queixas destas criaturas maravilhosas….. mas, para  mais informações podem clicar Aqui e retirar todas as informações necessárias relativamente a inscrições e outras de interesse geral.
 
Agora vou indo, mas antes, fica aqui um vídeo que tenho a certeza os vai deixar com um sorriso nos lábios. Ora vejam…..
 

 

 

 E então....consegui "convencer" alguém???.....BORA LÁ...
Não percam esta oportunidade.....As vossas crianças vão adorar!!
 
E...se.....
 
Os teus filhos já forem crescidos, ou se não os tiveres, acredito que no meio dos teus conhecimentos, nomeadamente família, amigos e conhecidos o tema vai interessar...então que tal começares por aí!!....
Deixa a tua opinião, se já conheces esta iniciativa , se apenas ouviste falar, o que pensas e o que gostarias de acrescentar sobre este projecto.
Participar ajuda a crescer.
 
Beijinhos
Iz@

 

sinto-me: com doi-doi
germinado por libel às 15:12
link do post | Semeia | favorito
|
14 comentários:
De Cláudi@ a 18 de Setembro de 2009 às 17:34
Olá, tal como prometi aqui estou de passagem pelo teu blog...

Este é sem dúvida um evento bem interessante. Além de alertar as crianças para a importância da saúde, ajuda algumas a libertarem-se do pavor da "bata branca" e oxalá os torne mais responsáveis no futuro, fazendo com que se desloquem ao medico não apenas quando estão doentes.
Não tenho filhos, mas vou divulgar.
Obrigada pela partilha.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Olá, tal como prometi aqui estou de passagem pelo teu blog... <BR><BR>Este é sem dúvida um evento bem interessante. Além de alertar as crianças para a importância da saúde, ajuda algumas a libertarem-se do pavor da "bata branca" e oxalá os torne mais responsáveis no futuro, fazendo com que se desloquem ao medico não apenas quando estão doentes. <BR>Não tenho filhos, mas vou divulgar. <BR>Obrigada pela partilha. <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Bjs</A> . <BR>
De libel a 18 de Setembro de 2009 às 19:25
Claudinha é sempre bom cruzar-me contigo, as tuas opiniões são sensatas e equilibradas tal como a tua pessoa...daí aqui ou noutro lugar seres merecedora de toda a minha consideração e apreço.
Quanto ao tema, de facto é bastante interessante e só tenho pena que nem todos consigam lá chegar, pois as inscrições são sempre superiores ao suporte. Mas, mesmo assim é bom, pois o importante é que este projecto ande para a frente e talvez se consigam fazer outros tantos em periodos mais curtos abrangendo também outras cidades.

Beijinhos e volta sempre.
De Armando Correia a 18 de Setembro de 2009 às 18:42
Ora aqui estou eu para tratar de um assunto sério.
Como te deves ter apercebido abri a esplanada à participação de novos escritores.
Podes auto-convidar-te no meu blogue na barra lateral, és daquelas pessoas que eu fazia mesmo questão que participasse.
Beijocas bom fim semana
De libel a 18 de Setembro de 2009 às 18:59
Querido amigo, terei muito prazer em participar, no entanto apenas te peço um pouquinho de paciência, pois neste momento estou com dificuldade até em gerir este cantinho, derivado ao fluxo de trabalho, mas fica descansado que assim que aliviar um pouquinho vou fazer os possíveis para lá chegar. Terei muito gosto e agradeço desde já o convite que lisongeada me deixa. Como sabes é um sítio bastante agradável, de que gosto muito e que me transmite boas energias.

Um grande beijinho
De cumplicedotempo a 18 de Setembro de 2009 às 23:25
ora aqui esta uma excelente iniciativa , penso que ja tinha ouvida falar em anos anteriores ,
tal como ja conhecia a operação nariz vermelho
ambas de uma importância fundamental sem duvida , o hospital da bonecada como uma boa forma de desmitificar aquilo que para muitas crianças são sítios sinistros (hospitais) e cirurgias (bichos papão) e por ai fora eheheheh
mas também acho que muito disso passa pelas crianças, quando enfrentadas na educação com frases tipo ..."se não comeres vais para o hospital e vais ficar la sozinhoooo" e por ai fora..
a operação nariz vermelho essa então e sem duvida fantástica pelo apoio e acompanhamento que da a crianças que devido a certos azares tem que passar temporadas enormes em hospitais

bem haja para ambas e para ti libel

ps : infelizmente pela minha terra não passa , vamos esperar que se estenda pelo pais fora seria salutar que assim o fosse :)
De libel a 21 de Setembro de 2009 às 10:20
Olá Cúmplice, ainda bem que ressuscitaste, não queria nada ficar sem a tua companhia, não me perdoava nunca ter provocado um "morri com esta" e nunca mais te ver, até porque essa tua engraçada gargalhada deixou-me com um largo sorriso e desatei a rir também....cumplicidades...!!
Quanto ao que te trouxe aqui, e agradeço desde já o interesse, é de facto uma excelente iniciativa, já vai no oitavo Hospital da Bonecada e todos eles de ano para ano têm vindo a melhorar e a oferecer uma resistência e um dinamismo mais envolvente.
Para além da importância deste projecto nos cuidados da saúde e prevenção que se transmitem às crianças, o principal objectivo é que percam os seus "medos" relativamente a todos os factores que envolvem um hospital, mas não podemos esquecer também a participação voluntária de todos os estudantes que se envolvem neste projecto e que dão o seu melhor, não só pela oportunidade de porem em prática as suas capacidades de comunicação e interacção mas também porque acreditam ser um projecto com capacidade de resposta em que a solidariedade também faz parte. A brincar também se ajuda.

P.s. Não sei onde é a tua terra, mas Já chegou a Leiria e Algarve...e se a vontade persistir muito mais longe a criançada nos levará...

Um grande beijinho..
De Cris a 18 de Setembro de 2009 às 23:48
E eu... também quero ir!! Os pais podem entrar?
Tenho de ver se consigo uma forma de por lá passar nesses dias!! Parece-me uma óptima sugestão!!
Ainda hoje me vi aflita com o Duarte numa consulta de rotina!!

Beijinhos
De libel a 21 de Setembro de 2009 às 11:23
Olá Cris, é claro que também podes ir, durante este periodo existe horário para escolas e também para particulares, informa-te naquele site que te dei, podes fazer duas coisas, informar a escolinha do Duarte para o caso de ficarem interessados em participar com as suas crianças ou ainda caso não seja possível podes sempre ir tu durante os dois fins semana abrangentes no horário afixado. Os particulares não necessitam de marcação, apenas as escolinhas, daí que num passeio pelo Dolce Vita podes sempre aproveitar para fazer dois em um. Deixas o Duarte com as "brincadeiras" do Hospital, as visitas demoram cerca de 1h20 minutos (não te esqueças do bonequinho) e aproveitas para fazer umas compras ou simplesmente ver montras...BOA!!

p.s. Tenho a certeza que depois disto o Duarte vai adorar ir às consultas de rotina..vai uma apostinha??...ehhehehhehe....

Beijokas
De Eusinha a 19 de Setembro de 2009 às 18:46
Olá
Esta é, sem dúvida uma iniciativa a divulgar, apoiar e, se possível, participar.
Pena é que esteja muito centralizada... Mas quem sabe, com o crescente interesse, não seja alargada a outras zonas do país?!
Bom fim de semana
De libel a 21 de Setembro de 2009 às 13:00
Sim, é verdade que está um pouco centralizada Eusinha, no entanto a hipótese de ser alargada a outras zonas está em aberto, aqui em Lisboa tem tido imenso sucesso inclusive já foi destacado com placa de distinção relativamente à categoria "Educação" pelo Hospital do Futuro o que mais uma vez veio incentivar na expansão do projecto. Acho que estes futuros médicos têm tudo o que é preciso para dar continuidade, vamos ver se a força de vontade e empenho se verificam e superam as expectativas dando largas a novos horizontes.

Beijinhos
De cigana a 21 de Setembro de 2009 às 01:16
Acho a ideia muito gira, essa psicologia de fazer as crianças deslocarem os seus receios e as suas dores para os bonecos e se sentirem mais confiantes e "pais" responsáveis pelos seus bebés... É bom eles perceberem um pouco do que os pais passam quando eles estão doentes e é ainda melhor perder aquela fobia a médicos, batas, seringas e xaropes.
Tenho na minha frente um consultório de pediatria, e a gritaria é tal que já vários amigos me perguntaram o que é que se passava ali!
Os meus desde que começaram a andar que tentam bater um recorde de cabeças rachadas e feridas nos joelhos, portanto desde cedo que se tornou simples rotina ir coser feridas e fazer tratamentos. Quase se pode dizer que no hospital se sentem em casa!
De libel a 21 de Setembro de 2009 às 14:01
Sim, tens razão é uma psicologia que neste espaço do "faz de conta" envolve as crianças numa perspectiva frontal e directa, ao mesmo tempo que lhes permite uma avaliação mais razoável sobre a realidade dos seus medos e receios. A brincar é tudo mais fácil!!..
Pois, o consultório de que falas é alvo de constantes gritarias e vai-se lá saber porquê, ou melhor se calhar a "vizinha" da frente farta do barulho na certa deve fazer uns abacadabras e pirlipimpins para a coisa resultar num entendimento médico/doente, só que as fórmulas são imensas e a cabeça já não é o que era .....e vai daí que ósdepois....puff....sai-lhe o tiro pela culatra...chato né??...Isso é de certeza "B" groselha a mais...e vê lá se dizes aos putos que a vassoura já está ultrapassada, agora já existem meios de transporte mais seguros....ehehhe...

Beijokas
De daisy_daisy a 22 de Setembro de 2009 às 09:55
Eu adoro todas estas iniciativas, até era capaz de "pedir emprestada" uma criança para participar nestas coisas que são tão importantes para uma criança. Que mimosa esta actividade...

Beijoquinha
De libel a 22 de Setembro de 2009 às 14:11
Tens razão Daisy é mesmo muito engraçado, os miúdos ficam todos entusiasmados, mas não deixam de ser responsáveis, pois o "filhote" deles precisa de cuidados e quem melhor que eles para explicarem os sintomas do seu bonequinho. As doenças inventadas são do melhor, varicela, braços partidos, feridas, cabeças partidas, e sai um xarope de morango...ehehhehe....e com a operação nariz vermelho a ajudar os miminhos vão crescer mais ainda.
Podes mesmo ir com uma criança "emprestada" afinal o importante é tomar a iniciativa e participar, é sempre bom para que o projecto não esmoreça e tenha pernas para continuar por muitos e muitos anos e quem sabe daqui a algum tempo para além da criançinha emprestada não irá uma outra e outra e ups....Muita sorte amiga ...e muitos miminhos para ti também com xarope de moranguinho!!...

Beijokas linda

Comentar post

*O meu olhar é nítido como um girassol, sinto-me nascida a qualquer momento, talvez por ser distraída demais, mas é bom sentir que cada vez parece sempre a primeira. Aqui todos os dias vão ser assim: UMA AGRADÁVEL SURPRESA!!

*pesquisar

 

*Outubro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

*Plantações recentes

* O caldinho abacadabra

* A vida no campo é...

* Sexto re(encontro) de blo...

* Ri-te pa, ficas mais boni...

* receita da alegria

* "Cumplicidades" lingerie ...

* #Dia da Mulher#lingerie r...

* Cúcú...BOM ANO por aqui

* É sexta-feira. Yeehhh!!!

* É giro quando...

* Que tal, para o nosso jan...

* Prometo perder...

* Sem título que é melhor.....

* Encontros perfeitos...

* Amizade é fazer o bem...

* Momento da verdade V

* Encontros, amigos e alhei...

* Quem adivinha?

* E... se não houver amanhã...

* FELIZ DIA DA MULHER!

*últimas colheitas

Faltam unhas de gato e caganitas de tarântulas. Pa...
Estás a ver? Isso é falta de caldinho. Prova um bo...
O que me assustou foi este tipo de letra tão minús...
Puxa, até fiquei com os olhos em bico quando vi es...
Mauzinho, eu?Amuei!

*Os amigos azuis!!

 

 Azul.. azul..azul..

Uma das mais belas cores do mundo.
Pode representar o céu, uma flor,

um fruto, o mar, um sorriso,

uma emoção, um sentimento...
Cheio de beleza e clareza!
Uma cor que nos faz sentir seguras,

a cor da imaginação.
Uma cor suave...

que nos tranquiliza ..

Azul..azul..azul...

É a cor da Amizade!!..

 

*Outras plantações

* Outubro 2017

* Maio 2017

* Abril 2017

* Março 2017

* Janeiro 2017

* Julho 2016

* Junho 2016

* Abril 2016

* Março 2016

* Fevereiro 2016

* Janeiro 2016

* Dezembro 2015

* Agosto 2015

* Julho 2015

* Junho 2015

* Maio 2015

* Abril 2015

* Janeiro 2015

* Junho 2014

* Maio 2014

* Abril 2014

* Março 2014

* Fevereiro 2014

* Janeiro 2014

* Dezembro 2013

* Junho 2013

* Maio 2013

* Abril 2013

* Março 2013

* Dezembro 2012

* Outubro 2012

* Agosto 2012

* Junho 2012

* Maio 2012

* Abril 2012

* Março 2012

* Fevereiro 2012

* Janeiro 2012

* Dezembro 2011

* Outubro 2011

* Setembro 2011

* Agosto 2011

* Julho 2011

* Junho 2011

* Maio 2011

* Abril 2011

* Março 2011

* Fevereiro 2011

* Janeiro 2011

* Dezembro 2010

* Novembro 2010

* Outubro 2010

* Setembro 2010

* Julho 2010

* Junho 2010

* Maio 2010

* Abril 2010

* Março 2010

* Fevereiro 2010

* Janeiro 2010

* Dezembro 2009

* Novembro 2009

* Outubro 2009

* Setembro 2009

* Agosto 2009

* Julho 2009

* Junho 2009

* Maio 2009

*links

*Obrigado Sindarin

*É aqui neste...

Cantinho virtual
que escrevo os meus pensamentos.
É onde gravo o que sinto
o que me inspira, vejo e sonho.
É onde todos vocês podem escrever
comunicar, informar, apresentar,

partilhar, sorrir e brincar. 
E tu também tens o teu cantinho?
Aquele onde as palavras se soltam

como notas de música...no ar.

Onde os sabores são néctares

e se misturam em páginas virtuais.
Eu tenho.
É aqui mesmo.
Entra e descobre tudo o que tem
num simples..."CLIC"..

 

*Voltem sempre!

Remédio santo...

 

Adrenalina ao rubro...

 

Equilibrio perfeito...

 

      = Família feliz

*Posts mais germinados

*tags

* todas as tags

*Obrigado Daisy e Tiger

*Eu participo


Amigos de longe que

gostava de conhecer

Lis-Brasil

A minha fotografia

Julieta-Brasil

Wânia-Brasil

A minha fotografia

Amigos que já conheço

Paulo-Lisboa

Manu-Óbidos

Mafalda-Lisboa

Lovenox-Coimbra