Domingo, 25 de Outubro de 2009

ABRE A PESTANA...

O CASAL AMOROSO...

 

 

O casal amoroso é uma entidade complexa em que cada indivíduo desempenha, aos olhos do outro, inúmeros papéis. Como se não fossem duas pessoas, mas sim muitas pessoas que desenvolvem actividades diferentes e que interactuam, discutem, criam e modificam o mundo. O casal amoroso não é construído como um diálogo, mas sim como uma sinfonia.


No casal enamorado nenhum dos dois vê o outro como uma só pessoa, mas sim muitas pessoas diferentes, sempre novas, sempre surpreendentes. Uma noite, conversando com um amigo meu que depois de quinze anos de casamento olhava com olhos amorosos para a sua mulher eu disse-lhe:

 

Olha que a tua mulher, para ti, não é só uma mulher. É muitas mulheres diferentes.

É fina, graciosa, segura-la nos teus joelhos como uma criança, brincas: é a tua filha.

Ao mesmo tempo cuida de ti: é a tua mãe.

É bela, admira-la: é uma diva.

Mas é também a tua amante, a tua geisha.

Cuida da tua casa, portanto é a tua governanta.

Ajuda-te com todo o desvelo: é a tua secretária.

Ao mesmo tempo guia-te: é o teu dirigente.

Aprende de ti: é a tua aluna.

Ensina-te como agir: é a tua professora.

Como és neurótico, ela é a tua psicoterapeuta.

Apoia-te: é a tua cúmplice.

Censura-te: é a tua consciência moral.

E, enfim. É a tua mais fiel aliada na luta pela vida.

 

Estás a ver, vocês os dois na realidade são muitas pessoas diferentes. E têm tanto que fazer, que discutir, tanto que dizer um ao outro, que nunca se cansarão.

 

Hoje apeteceu-me ...

 

Beijokas

Iz@

sinto-me: com uma hora de atraso...
germinado por libel às 00:27
link do post | Semeia | favorito
|
10 comentários:
De Existe um Olhar a 25 de Outubro de 2009 às 20:01
Olá Libel
Nunca tinha pensado nesta sinfonia, neste afinar de notas, neste canto melodioso, neste tom suave de acordes que nos enleva, que nos faz sentir que as relações , apesar das diferenças...e quando bem afinadas, são uma orquestra maravilhosa que podemos ouvir, quando aqueles que privam connosco sabem arrancar da pauta da vida os mais belos acordes.
És um bom maestro Libel, soubeste demonstrar com palavras simples e sábias o valor, a polivalência, o carinho, a entrega e a cumplicidade que só as mulheres que amam são capazes de partilhar

Beijinhos
Manu
De libel a 26 de Outubro de 2009 às 23:35
Olá Manu,
A vida a dois pode ser vista de tantas maneiras, as analogias que se buscam são bonitas demais para retratar a harmonia do casal, que fica díficil perceber porque é tão complicado, ou porque complicamos tanto. Realmente criaste um fundo musical que me tocou, de pequenos acordes se fazem grandes músicas, de pequenos actores se fazem grandes espectáculos. O tal palco da vida, onde actuamos, representamos, aprendemos e executamos. Ás vezes somos simples espectadores, ficamos na plateia a assistir e até a aplaudir, consoante nos agrade ou não. Outras vezes fazemos apenas de figurantes, intervimos, mas não o suficiente. Mas também temos o nosso papel principal, aquele em que nos entregamos de alma, aquele em que damos o nosso melhor, aquele para o qual vivemos, aquele em que apostamos a nossa felicidade e para isso apenas temos que ir semeando, ir cuidando, amando, preservando e colhendo aos poucos e poucos, aprendendo a conhecer as várias facetas, reconhecendo os vários papeis, executando as diferentes tarefas, tocando para a frente os tantos acordes e assim,
juntos, notas e acordes, executam a tal Sinfonia, a Sinfonia da Vida e do Amor.

Beijokas musicais...

De cumplicedotempo a 25 de Outubro de 2009 às 23:21
a primeira vista apetece me dizer algo do género
"coitado do homem , afinal casou com uma mulher e leva com uma dúzia delas ...."
Mas .... porque a sempre um Mas
como eu gostei daquela parte em que se retrata aqui o "eu" de forma tão bonita "Apoia-te: é a tua cúmplice. "
tenho que me render as tuas palavras por inteiro eheheheh

para mim seja um casamento como neste caso ou uma relação , ela quando de facto é sincera é um preencher de tudo aquilo que desejamos , porque na nossa cara metade encontramos não somente a mulher , mas sim a confidente , a amiga , a amante e tudo aquilo que conseguiste tão bem descrever e muito mais
porque esta é sem duvida a forma das pessoas que se amam se moldarem perante as necessidades desse mesmo amor
esta e a forma que se encontra de se completarem um ao outro
e quem recebe essa dádiva , deve sem duvida saber valorizar o tesouro que possui e saber cuidar dele

bem haja para quem assim ama :)

beijo doce & cúmplice libel :)
De libel a 27 de Outubro de 2009 às 00:04
lol...tu e as tuas cumplicidades deixam-me sempre com um gostinho doce, também tu és muitos homens diferentes sabias??...Pois e agora estás curioso, apreensivo até, não sabes o que vai sair daqui, pensas: será doce ou diabrura??..E tens razão para pensar assim, afinal estamos quase no halloween..e uma brincadeirinha até calhava bem...ehheheh....búuuuuuúuu....OK!!...Mas como sempre me acompanhaste nas diabruras chama-se a isso um homem cúmplice berdade??..Como sempre sorriste com as minhas alegrias, chama-se a isso um homem simpático cierto?? Como sempre me elogiaste nos meus desafios, chama-se a isso um homem divertido Bale?? Como sempre fizeste uns comentários concisos, chama-se a isso um homem inteligente Capische?? Como estás sempre presente, chama-se a isso um homem e pêras..ou sem pêra...quer dizer, já estás a misturar tudo, estavas a ir tão bem...., pois eu sei...mas agora tenho de ir dormir...já é tarde, e o Cúmplice como homem compreensivo que é vai perceber não é??....

Beijokas... todas diferentes..
De mafalda-momentos a 27 de Outubro de 2009 às 23:00
E comentando com palavras tuas, deixa-me perguntar-te. O estar no tal palco da vida apenas como simples espectadadores, crês que seja uma posição positiva nas "representações" de que sejamos protagonistas com maior relevância ainda numa relação a dois como é o caso deste teu "O Casal Amoroso"? Leva-nos a algum lado ou apenas nos conduz ao fracasso?
Eu pergunto mas acho que sei a tua resposta. No palco da vida apenas pode triunfar aquele que for o nosso papel principal se a ele nos entregarmos com tudo o que temos para dar, transformando-nos numa série de personagens, onde todos têm a maior importância.
Para boas colheitas é necessário fazer melhores sementeiras.
Fico feliz por saber que ainda existem amigos como o teu...
Beijokas
De libel a 28 de Outubro de 2009 às 22:22
Mais um passinho de caracol ...e cá estou eu outravez...ahhhh..pensavas que deixava este para trás...nãooooooo..., fui só tratar do jantarinho para o pessoal exigente que aqui tenho, não deixam passar nada, estes pequenos momentos aqui são sempre de fujida, pois com estes dois por perto a folgazinha já era....ehhehhehe..

Em resposta à tua questão, é claro que se nos virmos apenas no papel de espectador a relação não tem futuro, pois o amor exige muito mais que um aplauso, ou umas assoviadelas, o espectáculo até pode encher plateias, mas se não se mantiver a chama acesa, com novos desafios, com criatividade, com empenho, com qualidade, com entrega e dedicação é óbvio que o caminho para o fracasso é assegurado.
Este post é um abrir de olhos para aqueles que ainda podem fazer algo em prol do "casal amoroso" e também para todos os que para lá caminham, pois arranjar alguém para termos ao nosso lado é fácil, agora conseguir manter implica tudo o que referi, com todas as diferenças, com todas as facetas, com todas as alegrias e tristezas.
E sim, ainda existem alguns amigos como o meu, mas dizer-te até quando, ....espero que seja para sempre, mas o "para sempre" ...é como a palavra "NUNCA" é uma incógnita...são palavras ditas com convicção apenas na altura...o tempo encarrega-se de as fazer valer. Apenas sei que a orquestra como diz a Manu tem que ser tocada em conjunto e com os acordes afinados para que a melodia seja harmoniosa e com um final feliz.

Beijokas de coraçãooooooooo....para ti e teus filhotes...

De mafalda-momentos a 29 de Outubro de 2009 às 15:38
Pois, ainda pensei nisso, que com tanta escrita iria atrapalhar a tua organização familiar, mas foi quando tive oportunidade e não quiz deixar passar.
Estou de acordo contigo. Para que qualquer relação resulte a sério, não é só necessário apenas o sentimento. É preciso muito empenho de ambas as partes, nas partilhas e concessões, no aceitar e saber respeitar o EU de cada um, sem querer modificá-lo. Isso seria querer anular a sua personalidade que afinal já assim era quando a conhecemos e se gostámos da pessoa, porque não tentar tornear a questão de modo a que a outra não se sinta constrangida?
É preciso haver sempre o diálogo sincero aberto, manter o entusiasmo e mostrá-lo e até a imaginação deve funcionar na capacidade de poder surpreender o par. Saber pensar que vale a pena resistir aos momentos de devaneio que se cruzam na vida (que na maior parte dos casos nada valiam e se diluiram logo após existirem).
Sei que a correria em que se vive hoje nos conduz ao cansaço e torna tudo bem dificil.
Manter toda esta chama acesa não é tarefa fácil, mas eu acredito que é possível desde que se queira.
Em relação ao “Para Sempre”, todos nós já notámos que cada vez é mais dificil mantê-lo. Á minima contrariedade as pessoas desistem, outras vezes, apenas se acomodam e vão deixando o tempo passar, até que muitas vezes já nem se conhecem.
Quanto à palavra “NUNCA”, ela é de uma importância extrema e se há coisas que na vida aprendi, foi exactamente a evitá-la.
Como sempre Libel me alongo demais.
Vou aproveitar para te deixar por aqui uma palavrinha sobre tudo o que me disseste.
Lamento que tenhas perdido a tua linda amiguinha e em circunstâncias tão amargas. Tens felizmente a doce recordação que ela te deixou e nela a Mafaldinha sempre viverá perto de ti.
Não tens que pedir desculpa Libel. Os amigos (eu já me considero assim) não servem só para os momentos alegres em que se divertem. E quanto mais não seja servem para escutar algum desabafo que nos deixa a alma mais leve.
Quanto ao teu entusiasmo ele é contagiante e por isso impossível de não ser absorvido.
E vamos a uma parte muito séria que é esse VOSSO Desafio em Cadeia que eu considero, como sabes, um “evento” deveras bem conseguido, vou adorar continuar a segui-lo e sem dúvida não o vou perder, mas participar... não está ao alcance das minhas possibilidades (e não vejas nisto falsa modéstia) que ficam muito aquém do que já é “exigido”. Claro que vejo sinceridade (ou não tivesses tu sido a vencedora) no que pensas de mim e gostei em especial da parte dos sorrisos.
O mesmo é válido para os TPC’s.
Acho que ficaria tão atrapalhada que bloqueava por completo.
Será?
Sobre o verbo bemhumorar... bem fico á espera da surpresa – “bale”?
As ausências que ás vezes fazemos é isso mesmo todos nós temos mais vida para além deste mundo e há alturas, mesmo com pena, que o tempo não chega para tudo e a mim agora deu-me mesmo jeito aproveitar.
Decoração – imaginar cores, idealizar conjugações, pôr em prática e por fim ver resultados que nos agradam, os nossos olhos e o que o nosso conforto sente, agradecem. Gosto muito de decoração, mas muitas vezes não chegamos a tudo, mas pronto uma coisinha agora, outra depois, lá vamos compondo. Tenho imensa pena p.e. de não ter possibilidades para, nese campo, ajudar o meu filho mais velho que ainda tem muito que gostaria de fazer na casa dele. Com calma e tempo tudo se há-de arranjar.
Ao Cantinho da Manu voltarei sim, com mais tempo, pois quando visito, gosto de “passear” pelos blogs, ler várias coisas, tentar conseguir ter uma visão mais ampla das caracteristicas pessoais que são transmitidas.
Estes nossos comentários já se tornaram mais num diálogo, mas não te sintas obrigada a responder, que eu sei que isso exige tempo.
Pronto Libel finalmente vou fechar!!

Ah! Mas espera... ainda te quero dizer que adorei as beijokas de coração para mim e para os meus filhotes e tive que usar guardanapo ao ler Os teus meninos são lindos de morrer...
Vemos sempre os nossos filhotes como os mais lindos do mundo.
Aqui vão mil beijokas para ti e para os teus queridos filhotes também.
De libel a 30 de Outubro de 2009 às 23:49
Olá Mafalda, desta vez papaste os caracteres todos..ahahhhha....sabes que ás vezes também me acontece o mesmo, desato a escrever, os pensamentos voam, a vontade de nos fazermos entender, de falar sobre algo, de dar a nossa opinião é tão entusiasmante que este quadradinho onde escrevemos torna-se demasiado pequeno para tudo aquilo em que pensamos, e quando menos esperamos...ups...faltam 5 caracteres, oh...gaita, ainda agora estava a meio....será que ainda dá para me despedir, ..Oiapppp..!!...com 5 letrinhas apenas se escreve ....B E I J O...
Não atrapalhas nada, posso não responder logo, mas não deixo ninguém sem resposta, é um dos príncipios que faço questão em manter, também de respeito, pois a atenção e carinho que recebo é sempre gratificante e poder corresponder é uma enorme alegria , por isso sempre que te apeteça, faça sol ou faça chuva, escreve...porque eu sempre vou ler e responder combinado!!..
E minha menina linda, quanto ao desafio não penses que me convenceste com o bla bla bla..., vou fingir que sequer li aquela parte do "além das minhas possibilidades" ...não vou falar mais nada, porque aposto contigo como não vais resistir, vai uma apostinha??...hããããããã....diz..lá, não ouvi nada, fala mais alto, isto aqui tem muita interferência, deve ser das ligações, ou então do barulho da máquina de lavar ...TOING...(desligou-se)..., ok..depois falamos!!...ehehhehehhe....

É assim mesmo como dizes Mafalda, a pouco e pouco as coisas vão-se arranjando, eu também tenho muitas ideias, apetece meter mãos à obra, fazer tudo aquilo em que pensamos, ver tudo pronto rápidamente, mas depois falta o principal, o capital e ás vezes tempo para as fazer, e aí o entusiasmo cai um bocadinho por terra, mas...sabes, ..pode não ser naquela altura, pode não ser naquele ano, pode não ser aquilo em que pensei inicialmente, mas...acabo sempre por conseguir fazer algo parecido ou pelo menos dou mais um passinho e mais outro e mais outro e o resultado assim como por magia resulta e sempre mais inovador percebes??..às vezes dou comigo a pensar: ainda bem que só consegui fazer agora, pois esta última ideia resultou melhor..ahhaha, pensamento positivo né amiga!!..

Estás pronta para o trabalhinho de casa??..lol...não te assustes, é coisinha pouca, fazes isso com uma perna ás costas, ou melhor se deres três pulinhos seguidos encontras a resposta rápidamente, aqui vai: ...Doce ou diabrura??
.....Pensa bem!!!...uiiiiiii...arco iris...é melhor consultares o post seguinte....

Xuac...xuac...noite feliz....
De tangerina a 28 de Outubro de 2009 às 18:18
Olá amorii q é feito de ti, tenho saudades!

Em relação ao post, pois até q concordo com esta bela sinfonia o problema é quando alguns papeis vão ficando pelo caminho e começa a ficar apenas aqueles em q se só é mãe, governanta, secretária, psicoterapeuta e sopeira e os restantes são varridos para cantos e só lembrados esporádicamente!!!Sortudos aqueles que a conseguem tocar pela vida fora!!!sim dá trabalho, sim vale a pena o trabalho, quando é mutuo.
beijocas sumarentas
Tangerina
De libel a 28 de Outubro de 2009 às 19:04
Tou aqui...tou aqui...Sumarenta...Helloooo...estás a ver-me??...Dá-me a tua mão...anda, estica mais um cadinho, ainda não consigo , isso...agora puxa-me...BOA!!......com mais força, está quase...só falta mesmo um danoninho...., já comeste hoje um por acaso??..Nãoooooo....ó pá então é por causa disso, anda ..come lá um e vais ver os teus braçinhos a crescerem...e assim já consegues chegar até aqui, e já posso ficar mais pertinho de ti....não percebes nada!!....tenho que te ensinar tudo!!...bolas...ehhehehehe...

SUMARENTA QUE SAUDADES....sempre que vou á esplanada não te encontro, é verdade que tenho ido muito pouco, pois o trabalho tem sido de loucos, mas pelo menos por duas vezes senti muito a tua falta, tu sabes que aquele espaço sem os teus suminhos ....não são a mesma coisa...Faltas lá tu!!..

Quanto ao post, tens razão...é muito bonito podermos apreciar todos esses papeis, dar continuidade aos mesmos e sobretudo levá-los até ao fim...mas, o problema é que hoje em dia não se assumem certos papeis, ao invés de serem estudados para melhor serem compreendidos e executados, simplesmente são largados ao vento. É uma pena sim, pois se fossem levados a sério mutuamente a sinfonia era garantida.!!

Beijokas repinicadas e com muito suminho...sua gulosa gira!!...

Comentar post

*O meu olhar é nítido como um girassol, sinto-me nascida a qualquer momento, talvez por ser distraída demais, mas é bom sentir que cada vez parece sempre a primeira. Aqui todos os dias vão ser assim: UMA AGRADÁVEL SURPRESA!!

*pesquisar

 

*Maio 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31

*Plantações recentes

* Ri-te pa, ficas mais boni...

* receita da alegria

* "Cumplicidades" lingerie ...

* #Dia da Mulher#lingerie r...

* Cúcú...BOM ANO por aqui

* É sexta-feira. Yeehhh!!!

* É giro quando...

* Que tal, para o nosso jan...

* Prometo perder...

* Sem título que é melhor.....

* Encontros perfeitos...

* Amizade é fazer o bem...

* Momento da verdade V

* Encontros, amigos e alhei...

* Quem adivinha?

* E... se não houver amanhã...

* FELIZ DIA DA MULHER!

* Um dia vou escrever um li...

* Se a vida te der limões.....

* In love...in love ...in l...

*últimas colheitas

Oh pah. não vi. Já não vou a esse mail faz tempoma...
Como se fosse possível estares assim "acabada" com...
Pronto, estás contratada!!! Eu preciso de ti quare...
Galhofa! O meu nome do meio é Galhofa :PJá tinha s...
Ahahahah...és muito douda. Por enquanto rir só faz...

*Os amigos azuis!!

 

 Azul.. azul..azul..

Uma das mais belas cores do mundo.
Pode representar o céu, uma flor,

um fruto, o mar, um sorriso,

uma emoção, um sentimento...
Cheio de beleza e clareza!
Uma cor que nos faz sentir seguras,

a cor da imaginação.
Uma cor suave...

que nos tranquiliza ..

Azul..azul..azul...

É a cor da Amizade!!..

 

*Outras plantações

* Maio 2017

* Abril 2017

* Março 2017

* Janeiro 2017

* Julho 2016

* Junho 2016

* Abril 2016

* Março 2016

* Fevereiro 2016

* Janeiro 2016

* Dezembro 2015

* Agosto 2015

* Julho 2015

* Junho 2015

* Maio 2015

* Abril 2015

* Janeiro 2015

* Junho 2014

* Maio 2014

* Abril 2014

* Março 2014

* Fevereiro 2014

* Janeiro 2014

* Dezembro 2013

* Junho 2013

* Maio 2013

* Abril 2013

* Março 2013

* Dezembro 2012

* Outubro 2012

* Agosto 2012

* Junho 2012

* Maio 2012

* Abril 2012

* Março 2012

* Fevereiro 2012

* Janeiro 2012

* Dezembro 2011

* Outubro 2011

* Setembro 2011

* Agosto 2011

* Julho 2011

* Junho 2011

* Maio 2011

* Abril 2011

* Março 2011

* Fevereiro 2011

* Janeiro 2011

* Dezembro 2010

* Novembro 2010

* Outubro 2010

* Setembro 2010

* Julho 2010

* Junho 2010

* Maio 2010

* Abril 2010

* Março 2010

* Fevereiro 2010

* Janeiro 2010

* Dezembro 2009

* Novembro 2009

* Outubro 2009

* Setembro 2009

* Agosto 2009

* Julho 2009

* Junho 2009

* Maio 2009

*links

*Obrigado Sindarin

*É aqui neste...

Cantinho virtual
que escrevo os meus pensamentos.
É onde gravo o que sinto
o que me inspira, vejo e sonho.
É onde todos vocês podem escrever
comunicar, informar, apresentar,

partilhar, sorrir e brincar. 
E tu também tens o teu cantinho?
Aquele onde as palavras se soltam

como notas de música...no ar.

Onde os sabores são néctares

e se misturam em páginas virtuais.
Eu tenho.
É aqui mesmo.
Entra e descobre tudo o que tem
num simples..."CLIC"..

 

*Voltem sempre!

Remédio santo...

 

Adrenalina ao rubro...

 

Equilibrio perfeito...

 

      = Família feliz

*Posts mais germinados

*tags

* todas as tags

*Obrigado Daisy e Tiger

*Eu participo


Amigos de longe que

gostava de conhecer

Lis-Brasil

A minha fotografia

Julieta-Brasil

Wânia-Brasil

A minha fotografia

Amigos que já conheço

Paulo-Lisboa

Manu-Óbidos

Mafalda-Lisboa

Lovenox-Coimbra