Quinta-feira, 14 de Janeiro de 2010

QUAL O TEU CHEIRO PREFERIDO??..

Cheiro foi feito pra se cheirar......

há cheiros que reconhecemos, há cheiros que estranhamos e cheiros que nos entranham...tudo o que amas tem cheiro...dá-me um cheiro.. 

Foto da amiga Manu..(Cantinho da Manu).. tão simples e tão bela!! 

 

Um cheiro conhecido pode fazer-nos lembrar momentos da nossa vida, situações já passadas, memórias escondidas. Podem levar-nos de volta ao passado, a um momento, e podem mesmo levar-nos a vivê-lo de novo, de tão intensos que se podem tornar.

Um cheiro conhecido pode englobar os mais variados sentimentos. Saudade, angustia, tristeza, alegria, amor, prazer, nostalgia… tudo aquilo que nos faz lembrar a altura em que o conhecemos e que o disfrutamos.

O cheiro é muito importante, embriaga-nos, seduz, leva-nos a tomar decisões, a reflectir sobre algo. Por vezes é através do cheiro e apenas dele que conhecemos coisas novas. Em algumas ocasiões confundimos cheiros, de tão parecidos que são, por vezes não sabemos de onde os conhecemos tornam-se misteriosos, confundem-nos, atraem-nos ou repugnam-nos.

Todo o tipo de cheiros podem-nos levar a relembrar, o cheiro de um perfume, de um lugar, de uma fragância, de uma comida. Todos nós temos cheiros preferidos, apenas por gosto ou associado ao próprio paladar ou toque.

Por exemplo, o cheiro da pessoa amada, do nosso animal de estimação, o cheiro de um bébe… o cheiro da terra molhada, do pão acabado de fazer, o cheiro da maresia, de um vinho frutado, de um dia no campo, de café acabado de fazer, do nosso corpo quando saímos da praia, de uma erva aromatica. O cheiro de uma fruta apetitosa, de canela, de açafrão, do limão… o cheiro de uma flor acabada de colher, de um dia de chuva, de relva acabada de cortar, de um bolo no forno. O cheiro de uma casa especifica, de um lugar, de um momento, de uma vida…

Cheiros que vêm e que vão e que nos fazem sentir bem, que nos despertam os sentidos e nos fazem viver! ...Existem cheiros que até têm cor e sabor e nome de pessoas , de lugares, de momentos...como este por exemplo...

 


...o cheirinho do Arroz Selvagem com gambas...ou da minha tarte de amêndoa acabadinha de fazer...(mas a foto ainda não chegou)...tentem imaginar o cheiro..lol..!!


E tu tens alguns cheiros preferidos??
..Como reages aos cheiros?...

Tens esse sentido apurado ou nem por isso

 

 

Bom final de semana … recheado dos vossos cheiros preferidos..

 

Beijokas

Iz@

 

sinto-me: cheirosa
germinado por libel às 11:11
link do post | Semeia | favorito
|
23 comentários:
De Genny a 14 de Janeiro de 2010 às 14:06
Isso num valiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!! Sua malvadaaaaaaa.....coloca umas fotos tão apetitosas, fala de uma tarteeeeeeeeee e num dá um cadito à gente?!?!?!?! Grrrrrrrr............
Adoro o cheiro da minha filha!
Adoro o cheiro do mar!
Adoro o cheiro da terra molhada!
De libel a 18 de Janeiro de 2010 às 09:19
Bom dia...Bom dia Genny...não sei se és de Lisboa, mas se não fores e quando cá vieres em passeio, diz qualquer coisa, pois faço questão de fazer uma tarte para ti....combinado??
Esta coisa dos cheiros é engraçado, eu então sigo directo atrás de todos os cheiros, tenho o faro muito apurado como se costuma dizer, então quando se trata de comidinha bem cheirosa...hummm.. não resisto mesmo, cheiro mais do que como...ahahhahah...

Beijokas com cheirinho a canela...
De Genny a 18 de Janeiro de 2010 às 10:50
eh lá!!! assim já gosto!
Sou da zona centro.....snif, snif....e tarte tá looongeeeee!!!
Boa semana para ti cheia de coisas boas!
De daplanicie a 14 de Janeiro de 2010 às 14:43
Bem, respondendo à tua pergunta, posso dizer que gosto muito de alguns dos que disseste ( terra molhada, canela, café, maresia...) e também gosto muito de um cheiro que a maioria das pessoas detesta, gasolina. Cada maluco com a sua mania, já dizia a minha avó... LOL
Beijinho
De libel a 18 de Janeiro de 2010 às 09:26
Olá Planicie Bom dia!!..Olha que não és a única a gostar do cheiro da gasolina, lá em casa também tenho um "fanático" por esse cheiro, inclusive de cada vez que vou meter gasóleo, sai logo para fora do carro e começa a snifar e a dizer..hum..cheira tão bem!!...ahhahahah...eu por acaso não aprecio, mas conheço imensa gente que gosta. Não é questão de maluquice, mas sim um gosto como outro qualquer. Ainda bem que não se pode beber...senão...estava frita..é caro para cacete!!..
lol...

Beijokas amiga...
De Cris a 14 de Janeiro de 2010 às 19:12
Dou muitas vezes comigo a tentar recordar o que me faz lembrar determinado cheiro! Geralmente associo-os a locais ou momentos!

Adoro o cheiro do café, da tinta fresca, do mar no Inverno...

Beijinhos
De libel a 18 de Janeiro de 2010 às 09:38
Olá Cris, pois é muito engraçado como através do olfato podemos chegar a determinados locais ou momentos, eu acho imensa piada ao cheiro das casas, penso até que acabam por se entranhar na pessoa..não achas??..tem sítios que se entrasse de olhos vendados, apenas pelo cheiro iria reconhecer concerteza, de tão pessoais e presentes que são.

Olha...estou a sentir um cheirinho tão bom, será que é do teu cantinho...estás a fazer café??
..espera...vou já ter contigo, não resisto a uma boa chávena de café pela manhã e esse cheira tão bem, é dos cheiros que mais adoro...então quando estou fora de casa, tipo em férias ou numa viagem, ou mesmo em trabalho , mas fora do habitual, quando foge assim um pouco à rotina...nossa como adoro sentir o cheirinho vindo sei lá de onde...como adoro entrar numa sala e sentir o cheiro, como adoro a mistura do cheiro do pão da manhã fresquinha com o café....olha sabes o que me faz logo lembrar...uma casinha no campo...com todos os cheiros a que temos direito.

..e pronto já voei demais....ahhahhhha....
Beijokas amiga...
De ENTREMARES a 14 de Janeiro de 2010 às 22:34
Cheiros... humnmm.... deixa ver....

O cheiro salgado da espuma, na praia.
No quintal, o cheiro dos poejos e da hortelã
Na comida, o aroma do chocolate, das azeitonas retalhadas, do chouriço, da torta de laranja.

E naqueles aromas que se vendem em frasquinhos... muitos, muitos.

Mas ainda tenho que pensar como reajo a eles... depois te respondo, ok?

Beijos.
Rolando
De libel a 18 de Janeiro de 2010 às 09:55
Rolando, és mesmo alentejano pá!!..os cheiros do alentejo são especiais, tudo é natural e tão saudável, fizeste-me logo lembrar aquele casqueiro, com um cheirinho tradicional de cortar à faca, as azeitonas retalhadas..suculentas e de sabor forte, o chouriço...aiiii..Jasus...já tenho o casqueiro à espera, corta.. corta...o cheirinho dá conta de mim...e depois temos a famosa torta de laranja, que nos leva ao paraíso, inspiramos aquele cheiro e ficamos alaranjados para sempre...lol..

Também gosto dos aromas dos fraquinhos , das velas, de sabonetes, de folhinhas secas...dos saquinhos de alfazema e pinho.., de hortelã na canja, naquele guisado ...o cheiro do manjerico nos santos populares...da sardinha a estalar....

Pára!!Pára!!....ok..já parei...isto é uma tortura doce...ahahhahhahah.....esta coisa dos cheiros é alucinante não achas??...conseguimos voar até ....qualquer sítio e provar as melhores iguarias só com o pensamento e o cheiro...

Beijokas cheirosas ...
De Existe um Olhar a 15 de Janeiro de 2010 às 01:34
Cheiro de tarte eu conheço, de arroz selvagem ...oh se conheço..., das flores adoro, mas há mais...da relva acabada de cortar, da terra molhada, da maresia nas manhãs em que caminho á beira mar, da minha casa quando acabo de a limpar, do lume que arde, daquele chá bem quentinho que bebo á noite sentada em frente á lareira, da terra lavrada, do pão acabadinho de cozer, dos enchidos nas chaminés, de um bom refogado, do assado que tenho no forno, do incenso que acendo todos os dias, das velinhas com cheiro, do meu creme de corpo...bem está na hora de acabar...o que sinto? Bom...alguns lembram-me a minha infância, outros trazem-me paz, outros ainda dão-me a certeza que estou viva e que certamente irei descobrir novos aromas por aí.
Olha não me importava nada de comer agora uma bela fatia de tarte a estas horas com um chazinho caía que nem ginjas.
Beijos amiga
De libel a 18 de Janeiro de 2010 às 10:15
Olá Manu, amiga não consigo mesmo esquecer o cheirinho do arroz selvagem e o pior não é só o cheiro é o sabor...já tentei fazer em casa, mas não ficou igual ..., faltou ali qualquer coisa, não é a mesma coisa...
Bom, mas os cheiros são pégadas e apenas temos de as seguir se quisermos voltar a viver o que nos recorda, tenho a certeza que quando te apeteçe uma fatia de tarte.....começas a imaginar o cheirinho dela, a baba começa a escorrer, o teu apetite gera o pedido e o teu pensamento corre atrás ...e VOILÁ!!..Sai uma tarte de amêndoa, fofinha, quentinha e macia, o cházinho já fumega...que cheirinho maravilhoso esse dos chás...e prontos bora lá desafiar os sentidos....

Beijokas amiga linda...
De MARIA a 15 de Janeiro de 2010 às 16:29

Migaaaaaaaaaaaa ...,

Cibel,.....
Lindo post, como sempre..., mas agradou-me o almoço...hahhahah e a ginjinha minha amiga bebi, bebi...comi mas a ginjinha está a começar a fazer efeitooooooooo
Vou beber mais uma para o caminho,
hAHAHAHAHAH
Bom fim de semana com muita cor e muitos cheiros bons e também gostosos.

:) beijocassssssss
De libel a 18 de Janeiro de 2010 às 11:31
Maria... vieste atrás do cheirinho do almoço..olha não vou nem comentar, porque aquilo é de comer e chorar por mais, ficas de barriga cheia apenas com o cheiro, a ginjinha é só para rebater, depois de um almoço bem regado. Os cheiros embriagam, seduzem e quando são cheiros conhecidos é muito díficil resistir, ficamos rendidas a tanto charme...ahhahaahahha...e SABOR...Claro!!...

Beijokas com cheirinho a chikolate...
De lis a 16 de Janeiro de 2010 às 03:48
Oi doce Libel
Senti o perfume no ar e vim até o seu cantinho.Que linda postgem, linda foto da Manu, assunto gostoso de cheiros e sabores.
Estou apenas dando uma paradinha, estou ainda em pausa pra arrumar sentimentos , fechar o balanço e voltar menos romantica .É difícil pra caramba! o tempo nao embota minha alma , e continuo todo dia a ver beleza em tudo, e a sentir perfumes onde nao existe rsrs
Respondendo um pouco suas adoráveis perguntas - adoro cheirinho de canela , de orégano da pizza , da cebolinha verde , ervas aromáticas. , quase todas elas
Cheirinho das manhãs de outono, com a brisa suave , o nevoeiro escondendo as montanhas, o chão repleto de folhas secas.
Gosto do cheirinho da alfazema e da flor de lis rsrsrs
E do cheiro do vinho na taça , abre o apetite, todos!
Das frutas, pricipalmente da maçã e da manga, além de lindas, cheirosas!
Ah Libel e da minha gavetinha de cosméticos e perfuminhos, tem sempre o cheirinho do made in france de Jean Paul Gaulttier,é um cheiinho que embriaga , muito , faz dormir rsrs , eu sempre durmo rsrsrsrs
respondido né ?
Beijinhos , até a volta
De libel a 18 de Janeiro de 2010 às 12:33
Lis...amiga, senti o teu cheirinho e vim correndo, tu sabes como é aquele cheirinho especial que sentimos nas pessoas. Não sei se acontece contigo, mas uma coisa que me impregna a memória é o cheiro que cada um trás no caráter e no coração. Sou capaz de esquecer um rosto, mas um cheiro nunca sai da minha lembrança . O teu cheiro é doce e perfumado como alfazema, é como estar num campo, é uma ternura que se espalha pelo ar e retrata o esplendor da Natureza, é harmonia e tranquilidade que se encontra no lugar. Pelo menos é assim que te cheiro...ahahhaah...
O romantismo é lindo, mas tem um cheiro muito forte, por vezes temos que arejar mesmo para não estagnar. As arrumações ajudam a limpar poeiras e odores já fermentados, procura novos cheiros e seduz-te com eles, é sempre uma mais valia a frescura que os novos aromas nos trazem. Quando os cheiros rotina se acomodam, temos mesmo é que combater com ervas aromáticas, essas sim..arranjam espaço para entrar e inspiram sentidos já abafados pelo tempo.
Ah...os cheiros, sabes que a minha filhota diz sempre: ó mãe a tua almofada cheira sempre tão bem..., é o cheiro do amor...cheirinho bom esse!!

Beijokas amiga....volta sim e bem perfumada, para sentir tua onda no ar e poder te felicitar pelas mudanças ou renovações, ou até cheirinhos novos...
De Sindarin a 17 de Janeiro de 2010 às 18:21
Olá amiga! Boa a paparoca com um aspecto delicioso e o cheiro não duvido...eu adoro o cheiro da canela, do café, da roupa acabadinha de lavar, da pele dele nas situações mais "mais" não é e tb nas outras, da chuva, das flores, do mar...Adoro-te amiga boa semana. Bjs grandes.
De libel a 18 de Janeiro de 2010 às 12:48
Sindarin a paparoca não oferece dúvidas mesmo, o aspecto não fica nada aquém do paladar e do cherinho bom que se espalha no ar e se entranha pelo nariz acima. Canela sim também adoro, ainda ontem fiz arroz doce e claro...a canela, adoro fazer aqueles desenhos com ela e sentir o seu perfume. Todas as coisas que gostamos nos prometem cheiros presentes e marcantes, o cheiro de um perfume por exemplo, é pessoal demais, mas não consigo criar ligação com pessoas que usam cheiros muito fortes e doces...não é íncrivel. Adoro aromas frescos e quase despercebidos, prefiro mesmo o cheiro quase natural.., aquele que quase não se nota, mas está lá entendes??... Maus cheiros, noto à légua, ainda vêm longe já atingiram meu olfato, comida estragada principalmente, nem preciso provar!!..Enfim...cheiros e sabores são tudo o que temos de bom, pois são os nossos sentidos!!

Beijokas linda ...cheirosas...
De Sandra a 18 de Janeiro de 2010 às 11:07
Muito belo o texto, referente ao cheiro..
Todos os cheiors existem.. da flor, do perfume, da brisa do mar...do amor...da comida.
O cheiro e as suas diversas maneiras...
Um grande abraço.


Já estamos na coletiva.
Que tal vim dar uma olhadinha??

Venha conferir
http://sandrarandrade7.blogspot.com
Ficarei feliz com a sua visita..

Este é o momento, em que colocamos, todos os nossos momentos de alegrias e afeição.
Tudo o que tem um grande siginificado em nossas vidas, fica ali, aqui registrados.
Com muito carinho, te espero para compartilhar.
Sandra
De libel a 18 de Janeiro de 2010 às 13:23
Obrigado Sandra, penso que qualquer coisa que associemos aos cheiros nos transporta pelo tempo e espaço, espalhando aromas e criando oportunidade de reviver momentos.

Agora vou atrás desse cheiro que deixaste e dar uma olhadinha no teu blog..afinal alegria é comigo mesmo!!..Adoro o cheirinho dela...

Beijokas e volta sempre!!
De mafalda-momentos a 19 de Janeiro de 2010 às 18:06
Humm
Aqui cheira bem!
Mas olha que é um tema controverso, porque em matéria de cheiros... bem entendeste não é?
Pronto deixemos esses pra lá!

Sabes aquele cheiro a terra molhada quando das primeiras chuvinhas miudinhas do Outono? Ah! Esse para mim é um encanto! Cheira-me a Vida.
Depois tem o cheiro do mar que me transporta, me invade de uma saudade nostálgica. A relva acabada de cortar, cheiro táo fresco.
O cheiro dos bébés acabadinhos de tomar banho...
O cheirinho a pão quente, acabadinho de cozer... põe-lhe manteiga e eu já me estou a babar.
Aquele cozinhado que alguém está a preparar e que nos enche logo só com o cheiro e antes de o saborear com o paladar, ou mesmo com os olhos, que os olhos também comem.
As flores, delicioso... os perfumes (da perfumaria sim), mais doces, mais frescos, mais intensos, mais suaves... até bem sensuais... quem resiste?
E o cheiro próprio daquela pessoa que nos tira do sério...
Ai tirem-me mas é daqui ou a Libel ainda me manda uma ordem de despejo.
Beijoquinhas Linda.
De libel a 20 de Janeiro de 2010 às 16:16
Ahahhha..podes crer que os cheiros tiram mesmo do sério, eu sou bem esquisita com os cheiros, e aqueles que me cheiram a esturro...nem se fala!!..mas isso é outra história, este post leva-me para cheiros diferentes, aqueles que nos despertam emoções, vontades, desejos...entendes??
Olha, só para ti ...deixo-te aqui algo que adoro e que tem tudo a ver com cheiros e sabores, aqueles que sentimos na nossa terra...aquela que tu tão bem descreves, defines...e lhe dás um cheiro tão especial.

A minha terra
É a terra dos sabores
Doces sabores de mel e canela,
Não há outra como ela!
A terra do cheiro das pipocas, das quentes farturas,
E do doce algodão,
Que deixam no ar um doce respirar
Ai que boa sensação!
Das bolachas de cacau, laranja ou erva doce,
Dos biscoitos de gengibre, para os mais aventureiros,
Coscorões com cominhos, é o segredo que está na posse
Dos grandes mestres pasteleiros.
A terra do chocolate quente aveludado
coberto de natas ou chantilly,
acompanhado de bolo de bolacha ou de pudim de pão
Nada melhor para aquecer a alma e coração!
A terra dos frutos vermelhos e açúcar mascavado
que cobre o crepe com gelado, de baunilha, mas que cor tão tranquila, é de comer e cair para o lado!
Do sabor do vinho frutado, de rubi pedra preciosa,
um perfeita combinação, para uma tarde calorosa ... de Verão!
Terra esta onde o salgado é apimentado,
e o cheiro do caril e do leite de côco não podem faltar, até o arroz, vejam só...é perfumado!
quem da minha terra sai, só pensa em voltar!

Então sentes-te tentada...a mordiscar alguma coisa??..ahhahahhaha.....é uma terra de sonhos!!

Beijokas linda...
De mafalda-momentos a 24 de Janeiro de 2010 às 15:09
Ó pra ela...
É só gulodices!
Eu heim!!!
Uma pessoa aqui na tostinha integral e sai-me um cardáoio destes.
Se me sinto tentada a mordiscar algum...?
Desde o chocolate quente aveludado
coberto de natas ou chantilly... as farturas... bolinhos de erva doce... bolo de bolacha... frutos vermelhos, gelado de baunilha, vinho frutado, eu nem quero dizer mais nada, quero mesmo é ir à tua terra... onde está ela?
Amiga, eu já sou, mas ainda fiquei mais "bolinha".

Beijokas com sabor

Comentar post

*O meu olhar é nítido como um girassol, sinto-me nascida a qualquer momento, talvez por ser distraída demais, mas é bom sentir que cada vez parece sempre a primeira. Aqui todos os dias vão ser assim: UMA AGRADÁVEL SURPRESA!!

*pesquisar

 

*Outubro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

*Plantações recentes

* A vida no campo é...

* Sexto re(encontro) de blo...

* Ri-te pa, ficas mais boni...

* receita da alegria

* "Cumplicidades" lingerie ...

* #Dia da Mulher#lingerie r...

* Cúcú...BOM ANO por aqui

* É sexta-feira. Yeehhh!!!

* É giro quando...

* Que tal, para o nosso jan...

* Prometo perder...

* Sem título que é melhor.....

* Encontros perfeitos...

* Amizade é fazer o bem...

* Momento da verdade V

* Encontros, amigos e alhei...

* Quem adivinha?

* E... se não houver amanhã...

* FELIZ DIA DA MULHER!

* Um dia vou escrever um li...

*últimas colheitas

Erro no pedaço: este eu é o Observador e não o Obs...
Oiapppppp..., por mim está no papo!!!Agora temos q...
'Bora' nessa, Libel!!!
Vamos lá ver se tenho tempo para isto. É sempre bo...
É bom que não esqueças este azul, porque ele exist...

*Os amigos azuis!!

 

 Azul.. azul..azul..

Uma das mais belas cores do mundo.
Pode representar o céu, uma flor,

um fruto, o mar, um sorriso,

uma emoção, um sentimento...
Cheio de beleza e clareza!
Uma cor que nos faz sentir seguras,

a cor da imaginação.
Uma cor suave...

que nos tranquiliza ..

Azul..azul..azul...

É a cor da Amizade!!..

 

*Outras plantações

* Outubro 2017

* Maio 2017

* Abril 2017

* Março 2017

* Janeiro 2017

* Julho 2016

* Junho 2016

* Abril 2016

* Março 2016

* Fevereiro 2016

* Janeiro 2016

* Dezembro 2015

* Agosto 2015

* Julho 2015

* Junho 2015

* Maio 2015

* Abril 2015

* Janeiro 2015

* Junho 2014

* Maio 2014

* Abril 2014

* Março 2014

* Fevereiro 2014

* Janeiro 2014

* Dezembro 2013

* Junho 2013

* Maio 2013

* Abril 2013

* Março 2013

* Dezembro 2012

* Outubro 2012

* Agosto 2012

* Junho 2012

* Maio 2012

* Abril 2012

* Março 2012

* Fevereiro 2012

* Janeiro 2012

* Dezembro 2011

* Outubro 2011

* Setembro 2011

* Agosto 2011

* Julho 2011

* Junho 2011

* Maio 2011

* Abril 2011

* Março 2011

* Fevereiro 2011

* Janeiro 2011

* Dezembro 2010

* Novembro 2010

* Outubro 2010

* Setembro 2010

* Julho 2010

* Junho 2010

* Maio 2010

* Abril 2010

* Março 2010

* Fevereiro 2010

* Janeiro 2010

* Dezembro 2009

* Novembro 2009

* Outubro 2009

* Setembro 2009

* Agosto 2009

* Julho 2009

* Junho 2009

* Maio 2009

*links

*Obrigado Sindarin

*É aqui neste...

Cantinho virtual
que escrevo os meus pensamentos.
É onde gravo o que sinto
o que me inspira, vejo e sonho.
É onde todos vocês podem escrever
comunicar, informar, apresentar,

partilhar, sorrir e brincar. 
E tu também tens o teu cantinho?
Aquele onde as palavras se soltam

como notas de música...no ar.

Onde os sabores são néctares

e se misturam em páginas virtuais.
Eu tenho.
É aqui mesmo.
Entra e descobre tudo o que tem
num simples..."CLIC"..

 

*Voltem sempre!

Remédio santo...

 

Adrenalina ao rubro...

 

Equilibrio perfeito...

 

      = Família feliz

*Posts mais germinados

*tags

* todas as tags

*Obrigado Daisy e Tiger

*Eu participo


Amigos de longe que

gostava de conhecer

Lis-Brasil

A minha fotografia

Julieta-Brasil

Wânia-Brasil

A minha fotografia

Amigos que já conheço

Paulo-Lisboa

Manu-Óbidos

Mafalda-Lisboa

Lovenox-Coimbra