Domingo, 23 de Maio de 2010

DIFERENÇAS...!!

 

A amizade não se busca, não se sonha, não se deseja:

 ela exerce-se..

 

A Amizade é uma virtude que devemos cultivar em todos os aspectos da vida. Se o fizermos saberemos decidir melhor por nós e pelos outros, com respeito, sensibilidade, verdade e afecto!...É nela que repousa o bálsamo essencial do nosso bem estar, feito de afectos, da certeza que os nossos olhares não nos enganam, que se tocam, como numa comunhão de gostos, de sentimentos, de reflexos, de quereres e de vivências. 

 

Por maior que seja o seu denominador comum, trazendo doçura e amizade, as pessoas devem dar-se conta do alto grau de tolerância e diferenciação com que têm que tratar-se. A proporção e o ritmo dos gostos e das tarefas geridas por um nunca é geometricamente ajustável aos do outro, e o tempo e a alma que um lhes dedica é, para além de quaisquer dúvidas, desigual aos do outro.

 
Ter esta realidade bem presente ajuda-nos a compreender a Amizade e o ganho que temos, nós e os outros, em respeitarmos as diferenças que nos unem na comunhão dos afectos..

 

 

 

Era uma vez um menino que gostava muito de ler e tinha um pisco. Sempre que lia, o pisco acompanhava-o, tão bem que virava a página do livro com o bico exactamente quando o menino chegava ao fim. O pisco voltava muitas páginas sempre com o seu ágil bico. Viviam felizes. O menino adorava o pisco. Mas um dia o pisco, passadas horas de leitura intensa, disse-lhe:

- Estou muito cansado; podemos parar um bocadinho?
O menino estranhou. Perguntou ao pisco:
- Não compreendo; se gostas tanto como eu de ler e fazemos companhia um ao outro, porque é que estás cansado e eu não estou?
E o pisco respondeu-lhe:
- É que não somos exactamente iguais; além disso, hoje cantei muito e tive muitas coisas para fazer; os olhos fecham-se-me e tenho o bico dorido que já quase não me obedece.
O menino pensou. Tinha pena de não continuar a ler. E gostava tanto do pisco. Nunca poria em causa a sua honestidade e amizade. A culpa não era de ninguém: afinal as coisas eram assim mesmo.
E parou mesmo de ler. Ler sem o pisco, sempre a virar as páginas com o seu bico, não tinha tanto sentido.
Os dois continuaram nas suas longas leituras sempre felizes. Mas, daí em diante, o menino passou a conhecer melhor o pisco e a si próprio. Havia diferenças! Havia Amizade!...
 

Beijokas
                                                         Iz@
germinado por libel às 00:56
link do post | Semeia | favorito
|
21 comentários:
De julieta barbosa a 23 de Maio de 2010 às 03:20
Libel,

Acredito que tudo na vida se desenvolve em cima de um único princípio; respeito: fazer ao outro tudo aquilo que desejamos que nos façam. Essa é a lei que deve nortear a vida de todos. Se isso fosse posto em prática não haveria: violência, guerra, ciúme, inveja, traição etc. Não conheço nenhuma forma melhor de se fazer justiça do que se colocar no lugar do outro. Bjs
De libel a 24 de Maio de 2010 às 21:21
Olá Julieta,

Nem mais, penso exactamente da mesma forma, a frase que deixaste tem o mesmo efeito daquela que sempre ouvi da minha mãe: "não faças aos outros aquilo que não gostas que te façam a ti", essa frase faz parte do meu dia-a-dia, e passo ela a toda a hora aos meus filhos. Para mim, é a base essencial na construção de carácter e boas maneiras, para serem dignos e merecedores de respeito deverão compreender e aceitar as diferenças do outro, é confortante, evita conflitos e traz paz interior.
Digo sempre que, aceitar as diferenças não é um acto de condescendência, mas um acto de cultura e respeito.

Beijokas amiga...
De MARIA a 23 de Maio de 2010 às 09:59
LIBEL...,
BOM DIA
Amei a história ,fez-me voltar no tempo,
em que era pequena, e o meu pai me dizia;
(Nunca, mas nunca, faças aos outros, o que não gostas que te façam a ti )
Este tem sido um lema que uso na minha vida.
háháháháh Amiga .........tem vezes que é difícil mantê-lo,
principalmente nas filas que passo por trouxa..,
háháháh ,mas tem valido a pena!

:))Beijossssssssssssssss
De libel a 24 de Maio de 2010 às 21:45
Olá Maria..

Também adorei essa história do menino e do pisco, nas amizades como em tudo na vida temos que fazer opções, essas se forem baseadas no respeito, tolerância e afecto tendem sempre a oferecer estabilidade, conforto e momentos felizes.

Ahahhahah...essa de passar por trouxa conheço bem, mas aí a tolerância perde-se no espaço, não engulo chico-espertos...e falo na hora o que tem de ser falado, sempre com cortesia, mas tem pessoas que só fazendo desenho!!...

Beijokas linda...
De Cris a 23 de Maio de 2010 às 18:00
Que história linda nos deixas... e mais uma vez um óptimo mote para reflectirmos. A amizade é muito importante, temos de cuidar para que ela se fortaleça e para isso há que respeitar o espaço e o "sentir" do outro!

Beijinho grande
De libel a 24 de Maio de 2010 às 21:59
Olá cris,

É mesmo uma história incrível, pensei logo no Duarte assim que comentaste, não sei...por momentos fiz uma ligação, talvez pelas tais diferenças que tu tanto abordas e defendes em teus posts, e nas quais encontramos sempre tanto amor, afecto e compreensão!!..

... Ninguém é igual a ninguém, a identidade de cada um só se afirma na consciência da diferença. Aceitar as diferenças é uma virtude, que nos traz conhecimento, felicidade e paz interior.
Colocarmo-nos no lugar do outro, para assim podermos conhecer as sensações e daí aprender a gerir, aceitar e respeitar. Tal como o menino da história e o seu amigo Pisco.

Beijokas amiga ...
De Mina a 23 de Maio de 2010 às 23:10
olá Minina simpática .
Obrigado pela tarde agradável que nos proporcionaste , tu e os guapitos que eu adoro.. são pessoas muito especiais .
Agora que o sol chegou, vamos lá a aproveitar :-)
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

olá Minina simpática . <BR>Obrigado pela tarde agradável que nos proporcionaste , tu e os guapitos que eu adoro.. são pessoas muito especiais . <BR>Agora que o sol chegou, vamos lá a aproveitar :-) <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Beijokasssss</A> . <BR><BR>Como faço para pôr aqui as fotos ou enviar-te?
De libel a 24 de Maio de 2010 às 22:31
Olá Mina,

Que boa surpresa amiga, também gostei muito da vossa companhia, fizeram da minha tarde um dia muito especial. E...dizes bem, agora que o sol chegou, temos mais é que aproveitar para umas deliciosas braçadas e outros convívios com muita caipirinha... tu sabes, com muito POWER!!..loll..

E viva aos Guapitos que também adoro!!...Fico ansiosa à espera das fotos..para o célebre post desse dia maravilhoso.

Agora vamos lá ao tête à tête aqui do comentário, então é asssim amiga: Sempre que quiseres verificar a ortografia, não podes incluir bonequinhos no coment, pois sai sempre dobrado com esses caracteres esquisitos...
Logo, fazes o seguinte: escreves o coment sem bonecos, verificas a ortografia e só no final da verificação podes incluir os tais bonequinhos engraçados entendes??..
Não te preocupes, pois todos nós um dia fizemos o mesmo, também me aconteceu..., fica tranquila que depressa vais ficar uma barra!!..ehhehehhe..

Obrigado pela visita e volta sempre..
Beijokas
De Paulo a 23 de Maio de 2010 às 23:52
Libel, eu pensava que era apenas por um olhar que se reconhecia um amigo (dizem que basta um segundo para que duas almas se reconheçam amistosamente), nem me passou pela cabeça que era possível faze-lo pela escrita, ou seja, através do que uma pessoa escreve sentir que está ali uma pessoa especial, uma AMIGA com quem podemos partilhar momentos únicos de cumplicidade, que nos respeita como somos e a quem nos curvamos em humildade por quem é, sim, já advinhaste ÉS TU essa Amiga, param mim és o Pisco da história … porque HÁ AMIZADE!

Celebrar a vida com amigos é um dos caminhos para a felicidade. Foi o que aconteceu hoje de tarde, na companhia dos maravilhosos anfitriões que foram os GUAPITOS ... até me apeteceu beijar as mãos da tua irmã por nos ter tratado tão bem ... mas pronto o Guapito podia lembrar-se do filme do D.Juan e pensar que era uma corte disfarçada ... zás atiçava-me o Boris ahaahhhahahahaah ou ainda aparecia o Pelotão do Comandante para me por a fazer 3000 flexões alis nos puffs ... crreeedooo.

Que bela tarde isso SIM ^_^

E os outros simpáticos convidados? adorei a ... e o ... ah e a .... e eles alegres que vieram depois os .... epa então que divertidos que foram a ..... e o .... (psst: deixo para ti quando desejares a descrição da festa, foi mesmo uma surpresa agradável)

Guapito convidado: isca Boris, isca que ele agora não sai cá de casa ... isca Boris .... busca!!
Eu: epa só mais um pedacinho da tarte de amêndoa ...
Guapito convidado: grrrr ... depois de teres comido 4 tartes ...grrr .....trucida Boris trucida ...


ahahaahahahahaahah consegui escapar ao Boris, mas ainda trouxe o pedacinho da torta aahahahah

Beijinhos e BOA SEMANA a todos
De libel a 25 de Maio de 2010 às 13:03
Olá Paulo,

Este pisco adora bicar todos os momentos de alegria e convívio e tem uma sorte danada, pois está sempre rodeado de pessoas maravilhosas, simples, bonitas e cheias de boa disposição.

É um prazer privar com todos voçês!!..pessoal 5

Beijokas à Paula tão querida e amistosa
e teu filhote está contratado para cuidar do Bóris nas férias dos Guapitos...ahahahhahah....

Adoro-te amigo...méééééééé....ihihiihiihi....
De rodrigando a 24 de Maio de 2010 às 00:02
RESPEITO
Essa é mesmo a palavra chave e não só para criar ou manter uma Amizade mas para tudo na vida.
Quem ama respeita.
Começa por respeitar-se a si próprio e a partir do respeito próprio respeita tudo o que o rodeia,pessoas, animais,natureza etc.
E neste momento necessitamos urgentemente que se redescubra esse sentimento.
Um abraço Libel.
De libel a 25 de Maio de 2010 às 21:50
Olá Adélia,

Respeito é a chave, dizes muito bem, por isso é tão importante respeitar as diferenças, só assim conseguimos ser respeitados e viver bem uns com os outros. Não existe o certo ou errado nos gostos e preferências, existe sim a variedade, muitas opções e pessoas para gostar de tudo. Essa diversidade que existe no mundo e nas pessoas, é o bastante para que todos os dias provemos experiências e aprendizagens, e com elas vamos de encontro aos afectos.

Beijokas amiga..
De rodrigando a 1 de Junho de 2010 às 20:24
Só hoje li o teu comentário.
Um beijinho também para ti.
De Existe um Olhar a 24 de Maio de 2010 às 12:01
Libelinha, Libel, Isabel, Isa@
Não importa o nome, o mais importante é respeitar e aceitar a pessoa maravilhosa que tenho o prazer de ter como amiga.
E perdoa se não vou deixar aqui aquela definição tradicional de amizade...partilha, cumplicidade, ajuda...bla..bla...bla..hoje o meu discurso é mais concreto, tem a ver com uma tarde maravilhosa de convívio, onde a boa disposição e óptimo acolhimento reinou.
-Sai mais um copito de sangria, hum...este chouricinho assado está uma delícia.
-Manu, tira aí umas fotos, vai...
-Pera...deixa-me provar primeiro estes rissóis..estão com um aspecto...ui..ui..
Podia continuar Libel, mas estou aqui ansiosa por dizer que adorei tudo..tudo..
Os Guapitos foram incansáveis, uns anfitriões 5 estrelas, uma casa maravilhosa, uma disponibilidade e simpatia fantásticas.
Foi óptimo mais uma vez a aproximação que se fez .Sentir através de conversas bem dispostas, de muitos sorrisos, de troca de ideias, de reflexões que não sendo profundas , não deixaram de ser interessantes e válidas.
Enfim amiga, mais um momento que não vou esquecer, um momento em que me possibilitaste uma confraternização fabulosa com outros amigos da blogosfera, em que me deste a conhecer um pouco do teu mundo e detodos aqueles que amas.
Venham daí mais dias assim...para a próxima o Oeste nos espera.

Beijinhos
Manu
De libel a 25 de Maio de 2010 às 22:09
Manu amiga,

O que posso dizer ...brindemos à Amizade que ambas conquistamos e que só nos tem oferecido deliciosos momentos de prazer e confraternização.

E que venham mais, porque ainda agora a festa começou...ahhahahaha.....

Tchimm..tchimm...é pá lá se foi o copo...
-Deixa lá..arranja-se outro..., olha traz lá o Favaios aqui para o pé de nós, tadito está ali tão solitário ...
-Pois é..tens razão, queres uma pedrinha de gelo??
-Não, eu gosto ao naturel..., fica mais compostinho..
-Ah..não sabia que eras da Compostinha...isso fica onde??
-Quem eu ou o Favaios??...estás a falar de quê??..
-Dos rissóis de camarão...olha que são bons..
-Tens a certeza que são de camarão??..
-Espera..., talvez com mais um copito de Favaios eu consiga descobrir...
-BoA!!..bota aí...
-Olha vês ...encontrei...
-O camarão??...
-Não pá...a cadeira para me sentar, é melhor jogar pelo seguro...
-...ah...posé....chega pra lá!!...

OESTEEEEEEEEEEEE....BORA LÁ!!...

Beijokas amiga linda....
De lis a 25 de Maio de 2010 às 02:24
Oi Libel
Texto completo sobre a verdadeira amizade e o respeito que vai sempre definir a boa convivencia .
E o pisco que lindinho! a história é de muita doçura. Ler juntos era bom, ficou bom também cada qual fazer sua leiturrinha depois de terem se conhecido e fazerem-se amigos.
Obrigada. E fiquei a ler os comentários que me deixaram com água na boa pelos petiscos , pela roda de amigos que se formou na casa dos Guapitos, enfim pela amizade bonita que vejo consolidar entre nós todos, os de perto e os de longe.
Amiga , uma semana eclente te sedesejo, fique bem
manado abraços e beijinhos
De libel a 25 de Maio de 2010 às 22:28
Oi Lis querida,

Também adorei essa história, elas trazem sempre muito ensinamento e são relatadas de forma muito ternurenta, assim se travam as amizades, conhecendo, aceitando e mostrando afecto pelas diferenças de cada um.

Quanto ao churraskito foi um dia muito especial, todos os piscos se juntaram num convívio muito agradável, se conhecendo e usufruindo desta bela amizade que está crescendo a cada dia que passa.

Pena mesmo é alguns destes amigos estarem tão longe, mas o importante é esta partilha, pois mesmo ausentes, nós os sentimos bem presentes em nossos corações.

Beijokinhas e abraço apertado...
De mafalda-momentos a 25 de Maio de 2010 às 15:58
Pois é amiga, para mim a diferença está precisamente em não fazer aos outros aquilo que não gostamos que nos façam a nós. Assim mostramos todo o respeito que os outros nos merecem e tanto na amizade como em qualquer outro sentimento afectuoso.
Na linda história que contaste houve a compreensão de que o prazer de cada um, termina onde começa o "sofrimento" do outro e que o bem estar só se atinge se for vivido igualmente e em comum por todos.

E eu aposto que assim foi nesse fabuloso e super animado convivio desse espectacular churraskito deste dia.
Amiga dá cá um abraço e toma lá esta florzinha
De libel a 25 de Maio de 2010 às 22:41
Mafaldaaaaaa...lindaaaa...poderia dizer que esse churraskinho sem ti não teve graça, mas tu sabes tão bem quanto eu, que estavas lá, pois tua presença é sempre sentida e muito apreciada.

Aqui a história do pisco também se pode aplicar, pois apesar de não estares ali na nossa companhia, sabíamos porém, que te encontravas num outro lugar igualmente afectuoso e de grande alegria.
Daí que, a moral da história seria: Para todos nós o importante era estares feliz!!...

Um grande beijinho ..
De gatinhafofa a 26 de Maio de 2010 às 17:30
essa historia do pisco e do menino é uma linda historia. ai o sentimento da amizade conta muito. beijinhos,espero que nao tejas xateada comigo,ja ha alguns dias que nao vinha ao teu cantinho mas assim que puder passarei de novo. fica bem.
De libel a 27 de Maio de 2010 às 11:35
Olá Sandra,

A amizade é assim mesmo, aceitar, compreender, acreditar e não impor condições nem exigências, tão pouco desconsiderar as diferenças, cada um oferece o que pode e se os afectos forem verdadeiros, elas perduram para sempre.

Um beijinho e volta sempre que quiseres, pois aqui a história do pisco se exerce e faz todo o sentido!!..

Comentar post

*O meu olhar é nítido como um girassol, sinto-me nascida a qualquer momento, talvez por ser distraída demais, mas é bom sentir que cada vez parece sempre a primeira. Aqui todos os dias vão ser assim: UMA AGRADÁVEL SURPRESA!!

*pesquisar

 

*Maio 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31

*Plantações recentes

* Ri-te pa, ficas mais boni...

* receita da alegria

* "Cumplicidades" lingerie ...

* #Dia da Mulher#lingerie r...

* Cúcú...BOM ANO por aqui

* É sexta-feira. Yeehhh!!!

* É giro quando...

* Que tal, para o nosso jan...

* Prometo perder...

* Sem título que é melhor.....

* Encontros perfeitos...

* Amizade é fazer o bem...

* Momento da verdade V

* Encontros, amigos e alhei...

* Quem adivinha?

* E... se não houver amanhã...

* FELIZ DIA DA MULHER!

* Um dia vou escrever um li...

* Se a vida te der limões.....

* In love...in love ...in l...

*últimas colheitas

Oh pah. não vi. Já não vou a esse mail faz tempoma...
Como se fosse possível estares assim "acabada" com...
Pronto, estás contratada!!! Eu preciso de ti quare...
Galhofa! O meu nome do meio é Galhofa :PJá tinha s...
Ahahahah...és muito douda. Por enquanto rir só faz...

*Os amigos azuis!!

 

 Azul.. azul..azul..

Uma das mais belas cores do mundo.
Pode representar o céu, uma flor,

um fruto, o mar, um sorriso,

uma emoção, um sentimento...
Cheio de beleza e clareza!
Uma cor que nos faz sentir seguras,

a cor da imaginação.
Uma cor suave...

que nos tranquiliza ..

Azul..azul..azul...

É a cor da Amizade!!..

 

*Outras plantações

* Maio 2017

* Abril 2017

* Março 2017

* Janeiro 2017

* Julho 2016

* Junho 2016

* Abril 2016

* Março 2016

* Fevereiro 2016

* Janeiro 2016

* Dezembro 2015

* Agosto 2015

* Julho 2015

* Junho 2015

* Maio 2015

* Abril 2015

* Janeiro 2015

* Junho 2014

* Maio 2014

* Abril 2014

* Março 2014

* Fevereiro 2014

* Janeiro 2014

* Dezembro 2013

* Junho 2013

* Maio 2013

* Abril 2013

* Março 2013

* Dezembro 2012

* Outubro 2012

* Agosto 2012

* Junho 2012

* Maio 2012

* Abril 2012

* Março 2012

* Fevereiro 2012

* Janeiro 2012

* Dezembro 2011

* Outubro 2011

* Setembro 2011

* Agosto 2011

* Julho 2011

* Junho 2011

* Maio 2011

* Abril 2011

* Março 2011

* Fevereiro 2011

* Janeiro 2011

* Dezembro 2010

* Novembro 2010

* Outubro 2010

* Setembro 2010

* Julho 2010

* Junho 2010

* Maio 2010

* Abril 2010

* Março 2010

* Fevereiro 2010

* Janeiro 2010

* Dezembro 2009

* Novembro 2009

* Outubro 2009

* Setembro 2009

* Agosto 2009

* Julho 2009

* Junho 2009

* Maio 2009

*links

*Obrigado Sindarin

*É aqui neste...

Cantinho virtual
que escrevo os meus pensamentos.
É onde gravo o que sinto
o que me inspira, vejo e sonho.
É onde todos vocês podem escrever
comunicar, informar, apresentar,

partilhar, sorrir e brincar. 
E tu também tens o teu cantinho?
Aquele onde as palavras se soltam

como notas de música...no ar.

Onde os sabores são néctares

e se misturam em páginas virtuais.
Eu tenho.
É aqui mesmo.
Entra e descobre tudo o que tem
num simples..."CLIC"..

 

*Voltem sempre!

Remédio santo...

 

Adrenalina ao rubro...

 

Equilibrio perfeito...

 

      = Família feliz

*Posts mais germinados

*tags

* todas as tags

*Obrigado Daisy e Tiger

*Eu participo


Amigos de longe que

gostava de conhecer

Lis-Brasil

A minha fotografia

Julieta-Brasil

Wânia-Brasil

A minha fotografia

Amigos que já conheço

Paulo-Lisboa

Manu-Óbidos

Mafalda-Lisboa

Lovenox-Coimbra