Quinta-feira, 10 de Fevereiro de 2011

O FIM DE SEMANA EM CHAVES...

 Deu que falar, o solinho foi testemunha, os sorrisos cúmplices e as brincadeiras atrevidas. As fotos denunciam e os olhares falam, momentos fantásticos, vividos e desfrutados em boa companhia e no calor da Amizade!!...Registos e partilhas...para mais tarde recordar...Obrigado amiga por abrires as portas de tua casa, com  Chaves de Ouro!!

   

 

Recebi um convite super simpático e irrecusável da amiga Nanda (Blogando) para uma visita à Feira do Fumeiro, em Chaves, local onde ela reside. Entre Sabores e Saberes lá fomos, curiosas e animadas atrás dos cheiros e despertando para os aromas, sózinha decerto não me aventurava, consegui aliciar duas amigas e companheiras de todo o terreno, pra frentex (assim diz o Pedro, filho da Nanda), aceitaram na hora. Um programa que prometia  passeio, paródia, prazer, cavaqueira, aventura e descoberta  são motivos deveras aliciantes para uma recusa. Fomos tão bem recebidas, tão bem alimentadas, tão bem acompanhadas, tão bem bebidas e tão bem mimadas, que na hora de voltar, o sedutor e charmoso sofá da anfitriã, teimava em nos prender pela cintura...lol...espreita aqui.

  

Rio Tâmega, uma riqueza espelhada.

(ó jeitoso... agente não morde pá...)..chega aqui o teu pézinho....

  

Faz muito tempo que não tinha um fim de semana tão fixe,  cool, brutal, 5 estrelas...bate aqui, give me five, fecha a mão, ...isso mesmo, dois toques, mais um  e....BOA!!...Finalmente consegui sair da "zona de conforto" (viraodiscoetocaomesmo), sabeis do que falo, o típico casa/trabalho/trabalho/casa, fora o resto que nem conto, desfutar dos 3 "bês", nã...na tou a falar da "B! groselha", na sejas abelha pá,  boa companhia, boa pinga, boa comida e bo...(não te estiques)...olha os miúdos, ...bom tempo, a bem dizer!!...Só o facto de conseguires desligar a ficha da rotina e voltares a ligar dois dias depois,  é o bastante para recarregar baterias e sentir uma carga a 100%, na boínha, consegues encarar o resto do período escolar com mais disposição e poder de encaixe (sem vómitos).

  

 

Foto surrupiada ao Ivo...shiuuuu....foi daqui, o filho da Aquariana, é um verdadeiro artista nesta modalidade do "click", sempre atento aos pormenores, com uma perfomance original e criativa, capta o momento e dispara com rapidez e precisão...é que nem as linguíças tiveram tempo de trocar de roupa, ficaram-se pelos bastidores!!..LOLL...

 

 

 

Pois então, no decorrer da Feira do Fumeiro foi uma perdição, a comprar e a comer, o belo do folhadinho de carne, fez-se logo ao piso, aquilo estalava de quente  e a boca ficou a ferver, ora...muito perto se estendiam os copos para a prova dos licores, vamos lá desinfectar o bigode. Ó Libel larga a pinga, vamos almoçar, diziam elas (inbejosas do carago)...desertas de molhar o biquinho. Eles eram, chouriços de todos os tamanhos e espessuras, salpicão, presuntos pendurados, alheiras, toucinhos variados,  pãozinho do bom, broas, figos, castanhas, frutos secos, folares, ...enfim uma perdição aos olhares, que nos enchiam a barriga e esvaziavam a carteira..Ops...lá se foi a berdinha de binte aérios da poupança.

 

Já não me recordo muito bem, quais eram os pratos que as cinco tasquinhas tinham para servir, mas sei que eram pratos típicos da região, lembro-me dos milhos à romana, polvo no fumeiro, as costelitas, os chícharos que eu pensava ser qualquer coisa parecida com túbaros (ughnt..), quando afinal era o nosso atrevidote feijão frade...dahh...devia ser da inclinação da sala, pudera, o vinho era levinho e a comida não se fazia à estrada. À minha frente uns olhos atentos, andavam num virote, muito caladinha e no controle  alguém assegurava o nosso pedido que já tardava, até que, ....KÓmeKié...afinal de contas acolá aqueles felizardos chegaram depois de nós e já estão a lambuzar-se todos, e nós aqui a lamber papeis de música...(Nandinha respira, um...dois..três...pausa...expira...pausa...)..Ora aqui está o belo do vosso pedido!!...Uffa...isto estava  "Benito" estava.

  

Pernil no forno

Alheira c/arroz feijão

 

   Tarte de Maçã

Bom, não me vou repetir, até porque aqui já se falou um pouco, não tarda chega o Natal, e ainda me encontro a escrever sobre o fabulástico fim de semana, aqui entre nós, vontade não me falta para estender o lençol, mas tenho os finalistas à porta e o raio do produto que me torna invisível acabou, tive uns pedidos extra, muito bem pagos por sinal, mas que me limparam o produto todo. Agora vou ter que me aguentar à bronca, trabalhar no duro, porque o pote de ouro acabou!!...Aqui ficam apenas alguns dos pratos que tivemos o prazer de degustar, preparados pela Nandinha com muito amor e carinho para as suas convidadas e amigas. No entanto, se espreitarem aqui, vão encontrar mais pormenores deste nosso passeio, mais iguarias que igualmente degustamos e outras tantas brincadeiras, o gato que o diga!! ..

 

 Sabores e Saberes

Costelitas com chícharos

     Natas de Braga

Todos em festa, a Manu preparava-se para cantar o fado, mas a voz não havia meio de chegar, talvez tenha ficado a dar umas braçadas no Rio Tâmega, é possível que algum dos pescadores a tenha aproveitado para isco dos peixinhos, Ah...agora fez-se luz.....tantas horas sem nada picar!!...LOL...Avancei de imediato para as costelitas, uma delícia, pareciam pedaçinhos de  entrecosto frito, os chícharos com hortaliça acompanhavam na viola e o vinho, esse escorregava fresquinho e sem demora,  seguiram-se as natas, oferecidas pela Aqua, vieram directamente de Braga e fizeram par com o belo do cafézinho, numa sinfonia perfeita.  

 

E...terminava em beleza o nosso fim de semana, muita coisa ficou por dizer, outras por fazer, e ainda outras por provar, mas todas aquelas que vivemos foram suficientes para que as lembranças permaneçam vivas e com um gostinho especial, outras oportunidades surgirão, os laços criados são cada vez mais fortes, mais bonitos e sinceros, o resto é como tudo na vida, vem por acréscimo, com amizade e dedicação.

  

"Chaves apareceu-me resplandecente, limpa, florida, com gente bonita e onde o rio Tâmega se espreguiça em águas calmas e transparentes ladeado por parques relvados e árvores que se miram vaidosas naquele espelho de água"  BY Manu 

Deixo-vos com os olhares da Manu, aqueles que captaram a essência da Cidade e toda a magia à sua volta, vale a pena espreitar e conhecer tantos lugares bonitos. 

 

Quanto à história, procurem a Chave, não tem nada que enganar, basta seguirem o vosso instinto, relatada ao pormenor e com a sensibilidade à flor da pele, ela vai concerteza agradar a todos os leitores e amigos.  

 

 

E... concluí que cada uma de nós tem uma  "CHAVE" especial, cada uma tem uma história,  um dom, uma característica, um sorriso, um cheiro, cada uma se completa, se renova, se encaixa, se preenche, se apoia, se abre, se fecha, cada uma é essencial, admiro e estimo, cada uma já faz parte da minha vida real e vive dentro do meu coração.  Obrigado amigas!!..

  

 

  

Um bem haja a todos os que me lêem, vou estar ausente por alguns dias, o tal produto acabou-se, aquele que falei lá atrás, vou ter que dar o corpinho ao manifesto, mas conto voltar aos pouquinhos e sempre com a mesma disposição. 

  

Vai umas trouxinhas....olha ..olha...armados em esquisitos, foi o que sobrou....aqui...

nada mau...ehehehehe...

     

 

Beijokas

Iz@

 

 

 

germinado por libel às 23:30
link do post | Semeia | favorito
|
31 comentários:
De Regina d´Ávila a 11 de Fevereiro de 2011 às 10:40
Lindonaa!!

Uau!!
Demorou, mas valeu...kkkk
Menina, que gula .... coisas maravilhosas..deliciosas..
E as amigas... os anjos.... que fantástico...
Fim de semana para ficar na história.
Devorei tudo...e estive por aí rodando em pensamentos e desejos.
Amiga...você merece tudo...e muito mais.
Lindo fim de semana...que seja melhor e melhor, sempre,
Super beijos,
Regina d´Ávila.
De libel a 11 de Fevereiro de 2011 às 11:10
Reginaaaaa....amiga, estou com tempo limitado, mesmo assim venho espreitar de fininho, é o vício, não consigo passar por cima, ainda mais com comentários sempre tão simpáticos. Esse fim de semana custou a sair mesmo, havia tanta coisa para dizer que fiquei amarrada sem saber por onde começar, valeu a pena, consegui chegar em todo o lado que queria e penso que essa partilha é importante para que todos se sintam em casa e com pensamentos e desejos iguais aos teus, que decerto serão os melhores!!..

Abraço apertado pela nossa amizade!!..
De Rafeiro Perfumado a 11 de Fevereiro de 2011 às 13:17
Foi uma visita bem "recheada", sem dúvida!

Beijocas!
De libel a 11 de Fevereiro de 2011 às 15:05
Nem me fales, ainda ando a digerir, foi muita informação ....ehehheh....já a carteira não pode gabar-se do dito "recheio", essa ficou com as penas, ou seja, com pena de não ter mais para gastar, aquele presunto no fumeiro ficou-me debaixo d`olho.....

E os folhadinhos...de carne picada já provaste??..

Uiiiiiiii....
De luadoceu a 11 de Fevereiro de 2011 às 14:04
mais uma descrição da visita a Nanda,de Chaves muito boa
fotos excelentes
comida boa, companhia nem se fala n e?
claro que venho aqui ao teu cantinho,ja tinha ido aos outros,aqui n posso deixar de vir e dizer viva a amizade.....e tao bom ter amigos libel,mto bom
um bjo a vos todas, um bjo a ti
fiquem bem e o fds a porta!
bjinhossssss
De libel a 11 de Fevereiro de 2011 às 15:10
Obrigado Lua,
Foi muito divertido sim, a amizade marca pontos aqui neste convívio, pois é nela que depositamos confiança para nos aventurarmos a ir mais longe e acredita que muitos frutos tenho recebido.
É assim mesmo amiga, quanto mais semeamos, mais coisas boas colhemos...na partilha está o segredo!!..

Beijokas e bom fim de semana
De Rosinda a 11 de Fevereiro de 2011 às 22:42
Olá Libel!!!!!!
Sua gulosa! Tantas coisas boas que nos mostras aqui, cá o Norte tem comida muito boa.
Mas o que gostei mesmo foi de vos ver "curtir" a amizade.
Um beijinho e bom fim de semana
Rosinda
De libel a 12 de Fevereiro de 2011 às 23:40
Olá Rosinda,

Põe gulosa nisso, provei especialidades que nunca me tinham passado pelo estreito, exemplo das alheiras, foi a minha estreia, e por sinal gostei bastante, o tal folhadinho de carne, um pitéu de guloso, e então os fidalguinhos..., bom é melhor mesmo ficar por aqui, pois tu melhor que ninguém deves conhecer todos estes sabores , és uma especialista nos petiscos e muito mais...para a próxima o destino é Santarém...lollll...

A amizade de facto é uma curtição, está sempre presente e cada vez mais forte. Quando as pessoas têem os mesmos interesses e objectivos tudo se encaixe e se transforma em alegria.

Beijokas amiga...
De sentaqui a 12 de Fevereiro de 2011 às 00:00
Já vim aqui uma série de vezes...olho, aprecio, cheiro, recordo e depois me vou...bolas isto custa..então com esta banda desenhada cheia de sabores e amizade, é difícil falar...puxa faz hoje oito dias estávamos de volta do pernil e agora estou aqui sentada, chove lá fora..um desconsolo amiga.
Valem estas recordações boas que aqui deixaste.
Olha vou ali beber mais uma ginginha para abafar a saudade.

Bom fim de semana
Beijokas
De libel a 12 de Fevereiro de 2011 às 23:56
É mesmo como dizes amiga, valem estas recordações boas que aqui deixo, é nelas que me vingo quando os dias são mais cinzentos, é nelas que centro e foco os meus dias de cansaço, é com elas que vivo intensamente e com alegria. É nelas que deposito e entrego tudo de mim, o meu tempo, a minha alegria, a minha dedicação, a minha amizade, digo o que sinto, penso e gosto. Por isso tudo e por muito mais que poderia dizer, é nelas que acredito existir partilha, por isso aqui nesse cantinho vão sempre perdurar para quem quiser recordar.

Beijokas ....
De mafalda-momentos a 13 de Fevereiro de 2011 às 17:36
Olha dá vontade de cantar aquela brasileira que diz assim...
"Olha que coisa mais linda mais cheia de graça, é ela a menina que veio que passa num doce balanço caminho de (Chaves)..."
Valeu pelo improviso!!!!!!! digo eu lol...
Bem o que vale é que ninguém me ouve ou espantaria as tuas visitas.

Eu sei lá, sei lá se já tudo foi dito e é por isso que reafirmo que me faltam adjectivos para qualificar este passeio que tão bem descrito e ilustrado aqui está por ti amiga.

O certo é que ficaram as recordações que nunca se apagarão do coração e abrindo o meu com chaves de amizade, ele simplesmente diz... OBRIGADA À AMIGA QUE TU ÉS E OBRIGADA AMIGAS DE MAIS LONGE E ASSIM DO LONGE SE FEZ PERTO.

Beijinhos Libelinha
De libel a 14 de Fevereiro de 2011 às 13:00
Obrigado Mafalda!!...é bom sentir que nada é em vão!!...Vale sempre a pena partilhar, nem que seja para manter vivas as boas recordações. És uma bonita amiga, um beijinho grande
De ciloca a 13 de Fevereiro de 2011 às 21:48
Tudo espectacular, as amigas a cidade a comida, enfim a vida é bela.
De libel a 14 de Fevereiro de 2011 às 13:02
Obrigado Ciloca.
A vida é bela, quando assim o queremos, basta viver com simplicidade, apreciar estes momentos e fazer deles especiais.

Beijokas
De Paulo a 14 de Fevereiro de 2011 às 11:46
Muito lindo teu texto conjugado com bonitas imagens, pela descrição quase nos sentimos lá em Chaves, viagens assim em tão nobre companhia são tesouros da Alma, que perduram pelo Tempo!

Beijinho tão doce
De libel a 14 de Fevereiro de 2011 às 13:06
Obrigado Paulo, és um bom amigo!!..
Conto fazer muitas mais na tua companhia, porque sem ti, fica sempre em falta um dos tesouro!!..

Beijokas
De Paulo a 14 de Fevereiro de 2011 às 22:05
Falas de tesouros, então deixa-me contar uma história para ti:

Desde que iniciei a minha aventura pela blogosfera, naveguei por mares tempestuosos, percorri planícies sem fim à vista, embrenhei-me por florestas tão densas de verde, ultrapassei rios de muitas cores e formas, escalei as mais altas montanhas, atravessei desertos escaldantes, vasculhei cidades inteiras e muitos tesouros encontrei, também muita imitação ou pechebeque veio me parar ás mãos, mas podes ESCREVER no teu baú de recordações, que TU és a jóia da coroa, a que mais brilhou no escuro e que foi um farol para mim, por seres uma jóia de Luz, venho aqui te agradecer pelo que foste, és e serás, agradeço-te do fundo do coração, a blogosfera sem ti não tinha graça nenhuma :)

beijinho
De libel a 15 de Fevereiro de 2011 às 20:14
Olá Paulo,

Já tinha saudades das tuas histórias, sempre embrulhadas e atadas com fio de prumo aveludado. Nesse passeio que tu me contas, também eu um dia me vi embrenhada, bati em muitas portas, umas foram abertas outras fechadas, algumas eram ruins de abrir, outras mais suaves, encontrei portas de madeira clara e portas de madeira escura, mas posso dizer que, em todas que entrei fui sempre bem recebida e claro está, fiz questão de retribuir e abrir esta minha porta com o maior prazer.

Hoje sinto que realizei algo, que partilhei muito, que espalhei sorrisos, semeei e colhi frutos, sinto que talvez não exista mais nada para fazer, que este meu caminho terminou aqui, não encontro qualquer placa que me indique uma direcção a seguir, sequer na minha imaginação vejo alguma estrada. Assim sendo, guardarei neste cantinho as boas recordações e todo o carinho e alegrias que recebi. No meu coração ficas TU...e todas as pessoas que nele queiram habitar.

Talvez experimente caminhar sobre as nuvens, quem sabe não serão doces como o mel...queres vir??...

Beijokas amigo do coração
Adoro-te!!
De Anónimo a 15 de Fevereiro de 2011 às 09:58
Ola Libelinha.
Sabes que sou alergica a computadores, mas passei por aqui e ao ver esta paisagem o meu coraçao comecou a bater com mais força.
Adoro o Norte, as paisagens, os cheiros as pessoas , aquele verde .... que saudades !!!
Fiquei contente e matei saudades pois durante 17 anos o norte foi a minha casa.
Como gostaste quem sabe se um dia não irás novamente lá ( mas a Favaios) beber um bom moscatel e conheceres a minha familia... talvez a tua cara metade se encontre nesses montes e vales.... ha. ha .
Beijocas grandes

Paula
De libel a 15 de Fevereiro de 2011 às 20:29
Paulinhaaaa...eu nem acredito, tu por aqui, não imaginas como fico feliz, sabes uma coisa, acabaste de colorir o meu arco-iris, estava assim a modos que a ficar todo da mesma cor, mas agora com o teu raio luminoso, as cores voltaram todas e olha só como ficou colorido...

Também eu adoro tudo isso, e arranjei maneira de o expressar, foi assim que vivi tudo e foi assim que amei todos os momentos. Ainda bem que consegui chegar até aí, que os meus cheiros, aromas saberes e sabores pularam a cerca e te encontraram, é muito gratificante escrever, descrever e retratar algo que te é familiar e que traz boas recordações, faz-me sentir boas vibrações.

Agradeço pela simpatia, amizade e carinho e não faças duas vezes esse convite, porque à terceira já estou sentadinha na esplanada a beber o tal Favaios. ..Ahhaahaa...e quando a sorte está do nosso lado...quem sabe, na aparece algo mais....

Beijokas amiga linda...
Adoro-te!!..
De Regina d´Ávila a 17 de Fevereiro de 2011 às 12:06
Menina...

Cadê você??? Saudades..
Passei para deixar abraços e beijos,
Lindo dia,
Regina d´Ávila.

Comentar post

*O meu olhar é nítido como um girassol, sinto-me nascida a qualquer momento, talvez por ser distraída demais, mas é bom sentir que cada vez parece sempre a primeira. Aqui todos os dias vão ser assim: UMA AGRADÁVEL SURPRESA!!

*pesquisar

 

*Outubro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

*Plantações recentes

* A vida no campo é...

* Sexto re(encontro) de blo...

* Ri-te pa, ficas mais boni...

* receita da alegria

* "Cumplicidades" lingerie ...

* #Dia da Mulher#lingerie r...

* Cúcú...BOM ANO por aqui

* É sexta-feira. Yeehhh!!!

* É giro quando...

* Que tal, para o nosso jan...

* Prometo perder...

* Sem título que é melhor.....

* Encontros perfeitos...

* Amizade é fazer o bem...

* Momento da verdade V

* Encontros, amigos e alhei...

* Quem adivinha?

* E... se não houver amanhã...

* FELIZ DIA DA MULHER!

* Um dia vou escrever um li...

*últimas colheitas

Puxa, até fiquei com os olhos em bico quando vi es...
Mauzinho, eu?Amuei!
I know I know, sorryyyyy, reparei logo a seguir n...
Erro no pedaço: este eu é o Observador e não o Obs...
Oiapppppp..., por mim está no papo!!!Agora temos q...

*Os amigos azuis!!

 

 Azul.. azul..azul..

Uma das mais belas cores do mundo.
Pode representar o céu, uma flor,

um fruto, o mar, um sorriso,

uma emoção, um sentimento...
Cheio de beleza e clareza!
Uma cor que nos faz sentir seguras,

a cor da imaginação.
Uma cor suave...

que nos tranquiliza ..

Azul..azul..azul...

É a cor da Amizade!!..

 

*Outras plantações

* Outubro 2017

* Maio 2017

* Abril 2017

* Março 2017

* Janeiro 2017

* Julho 2016

* Junho 2016

* Abril 2016

* Março 2016

* Fevereiro 2016

* Janeiro 2016

* Dezembro 2015

* Agosto 2015

* Julho 2015

* Junho 2015

* Maio 2015

* Abril 2015

* Janeiro 2015

* Junho 2014

* Maio 2014

* Abril 2014

* Março 2014

* Fevereiro 2014

* Janeiro 2014

* Dezembro 2013

* Junho 2013

* Maio 2013

* Abril 2013

* Março 2013

* Dezembro 2012

* Outubro 2012

* Agosto 2012

* Junho 2012

* Maio 2012

* Abril 2012

* Março 2012

* Fevereiro 2012

* Janeiro 2012

* Dezembro 2011

* Outubro 2011

* Setembro 2011

* Agosto 2011

* Julho 2011

* Junho 2011

* Maio 2011

* Abril 2011

* Março 2011

* Fevereiro 2011

* Janeiro 2011

* Dezembro 2010

* Novembro 2010

* Outubro 2010

* Setembro 2010

* Julho 2010

* Junho 2010

* Maio 2010

* Abril 2010

* Março 2010

* Fevereiro 2010

* Janeiro 2010

* Dezembro 2009

* Novembro 2009

* Outubro 2009

* Setembro 2009

* Agosto 2009

* Julho 2009

* Junho 2009

* Maio 2009

*links

*Obrigado Sindarin

*É aqui neste...

Cantinho virtual
que escrevo os meus pensamentos.
É onde gravo o que sinto
o que me inspira, vejo e sonho.
É onde todos vocês podem escrever
comunicar, informar, apresentar,

partilhar, sorrir e brincar. 
E tu também tens o teu cantinho?
Aquele onde as palavras se soltam

como notas de música...no ar.

Onde os sabores são néctares

e se misturam em páginas virtuais.
Eu tenho.
É aqui mesmo.
Entra e descobre tudo o que tem
num simples..."CLIC"..

 

*Voltem sempre!

Remédio santo...

 

Adrenalina ao rubro...

 

Equilibrio perfeito...

 

      = Família feliz

*Posts mais germinados

*tags

* todas as tags

*Obrigado Daisy e Tiger

*Eu participo


Amigos de longe que

gostava de conhecer

Lis-Brasil

A minha fotografia

Julieta-Brasil

Wânia-Brasil

A minha fotografia

Amigos que já conheço

Paulo-Lisboa

Manu-Óbidos

Mafalda-Lisboa

Lovenox-Coimbra