Bolo de Aniversário TOP!
Este fim de semana tinha um desafio, fazer um bolo de aniversário para o meu sobrinho e mana. O bolo tinha que ser especial. E teria que ir ao encontro do gosto dos dois. Então andei por aí a pesquisar na net.
Partilho convosco porque fui muito feliz nas escolhas que fiz. O bolo ficou delicioso. Todos gostaram e repetiram o que é raro. Caso tenham que fazer algum bolinho de aniversário nestes moldes, não percam mais tempo. Apostem neste e serão bem sucedidos.
Uma coisa é certa, tinha que ser grande. Tinha que ser simples e rápido de fazer. Tinha que ser com os ingredientes disponíveis em casa. Mãos à obra.
Depois de ver tanta delícia junta. Aqui nas receitas da Cris, encontrei a base para o meu bolo de aniversário. Um bonito pão de ló saltou-me à vista. É uma base versátil, que todos gostam. E qualquer recheio lhe assenta bem.
Ingredientes: 6 ovos, 2 xícaras açúcar, 1 colher sopa bem cheia essência baunilha, 1 xícara de água morna, 2 xícaras de farinha, 1 colher sopa bem cheia fermento.
Modo fazer: Bater as claras em castelo bem firmes. Reservar. Colocar as gemas, o açúcar, a essência de baunilha e um pouco da água numa taça e bater durante cerca de 5 minutos, até ficar uma massa homogénea esbranquiçada. Juntar a restante água. Bater mais um pouco. Adicionar metade da farinha e bater em velocidade mais moderada. Colocar restante farinha e bater um pouco. De seguida junta o fermento e envolve as claras em castelo suavemente à mão. Unte uma forma rectangular com manteiga e farinha. Vai ao forno durante cerca de 40 minutos, a 180 graus.
Próximo passo, o recheio. No cantinho da Marta, encontrei este creme de pasteleiro, muito rápido de fazer. Nem pensei duas vezes.
Ingredientes: 5dl leite, 150g açúcar, 1 casca de limão, 25 g farinha trigo, 25 g farinha maisena, 4 gemas.
Modo fazer: Ferver 4 dl de leite com metade do açúcar e a casca de limão. Reserve. Numa taça coloque o restante açúcar com as farinhas e envolva o restante leite (1dl) até dissolver. Acrescente as gemas misturando bem. Verta este preparado sobre o leite fervido, mexa com vara de arames, ao lume, até engrossar. Está feito!
Está na hora de decorar o bolinho. Depois de arrefecer o creme, parti o bolo em duas partes, e passei o recheio generosamente com faca.
Para cobertura. Bati um pacote de natas com pouco açúcar. Cobri o bolo. E decorei ao gosto dos aniversariantes. Com raspas de chocolate, amêndoas laminadas tostadas e fios de ovos.
E o resultado foi este...
nhami...;)
vou ali ver se sobrou algum bocadinho...