Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O meu cantinho

Semeia um pensamento e colherás um desejo, semeia um desejo e colherás a acção, semeia a acção e colherás um hábito, semeia o hábito e colherás o carácter...queres continuar...

O meu cantinho

Semeia um pensamento e colherás um desejo, semeia um desejo e colherás a acção, semeia a acção e colherás um hábito, semeia o hábito e colherás o carácter...queres continuar...

12.11.18

Bolo de Aniversário TOP!


libel

Este fim de semana tinha um desafio, fazer um bolo de aniversário para o meu sobrinho e mana. O bolo tinha que ser especial. E teria que ir ao encontro do gosto dos dois. Então andei por aí a pesquisar na net.

Partilho convosco porque fui muito feliz nas escolhas que fiz. O bolo ficou delicioso. Todos gostaram e repetiram o que é raro. Caso tenham que fazer algum bolinho de aniversário nestes moldes, não percam mais tempo. Apostem neste e serão bem sucedidos. 

Uma coisa é certa, tinha que ser grande. Tinha que ser simples e rápido de fazer. Tinha que ser com os ingredientes disponíveis em casa. Mãos à obra. 

 

pão de ló.jpg

Depois de ver tanta delícia junta. Aqui nas receitas da Cris, encontrei a base para o meu bolo de aniversário. Um bonito pão de ló saltou-me à vista. É uma base versátil, que todos gostam. E qualquer recheio lhe assenta bem. 

 

Ingredientes: 6 ovos, 2 xícaras açúcar, 1 colher sopa bem cheia essência baunilha, 1 xícara de água morna, 2 xícaras de farinha, 1 colher sopa bem cheia fermento. 

Modo fazer: Bater as claras em castelo bem firmes. Reservar. Colocar as gemas, o açúcar, a essência de baunilha e um pouco da água numa taça e bater durante cerca de 5 minutos, até ficar uma massa homogénea esbranquiçada. Juntar a restante água. Bater mais um pouco. Adicionar metade da farinha e bater em velocidade mais moderada. Colocar restante farinha e bater um pouco. De seguida junta o fermento e envolve as claras em castelo suavemente à mão. Unte uma forma rectangular com manteiga e farinha. Vai ao forno durante cerca de 40 minutos, a 180 graus. 

 

DSC06434.JPG

Próximo passo, o recheio. No cantinho da Marta, encontrei este creme de pasteleiro, muito rápido de fazer. Nem pensei duas vezes. 

 

Ingredientes: 5dl leite, 150g açúcar, 1 casca de limão, 25 g farinha trigo, 25 g farinha maisena, 4 gemas. 

Modo fazer: Ferver 4 dl de leite com metade do açúcar e a casca de limão. Reserve. Numa taça coloque o restante açúcar com as farinhas e envolva o restante leite (1dl) até dissolver. Acrescente as gemas  misturando bem. Verta este preparado sobre o leite fervido, mexa com vara de arames, ao lume, até engrossar. Está feito! 

Está na hora de decorar o bolinho. Depois de arrefecer o creme, parti o bolo em duas partes, e passei o recheio generosamente com faca. 

 

Para cobertura. Bati um pacote de natas com pouco açúcar. Cobri o bolo. E decorei ao gosto dos aniversariantes. Com raspas de chocolate, amêndoas laminadas tostadas e fios de ovos. 

 

E o resultado foi este... 

45977242_286142528692893_2101293027078176768_n.jpg

nhami...;)

vou ali ver se sobrou algum bocadinho...

 

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.