Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O meu cantinho

Semeia um pensamento e colherás um desejo, semeia um desejo e colherás a acção, semeia a acção e colherás um hábito, semeia o hábito e colherás o carácter...queres continuar...

O meu cantinho

Semeia um pensamento e colherás um desejo, semeia um desejo e colherás a acção, semeia a acção e colherás um hábito, semeia o hábito e colherás o carácter...queres continuar...

02.06.10

CHOCOLATE QUENTE..!!


libel

 

 

 

 

 

 

Um grupo de jovens licenciados, todos bem sucedidos nas carreiras, decidiu fazer uma visita a um velho professor, agora reformado.


 

 

 

 

 

Durante a visita, a conversa dos jovens alongou-se em lamentos sobre o imenso stress que tinha tomado conta das suas vidas e do seu trabalho. O professor não fez qualquer comentário sobre isso e perguntou se gostariam de tomar uma chávena de chocolate quente. Todos se mostraram interessados e o professor dirigiu-se à cozinha, de onde regressou vários minutos depois com uma grande chaleira e uma grande quantidade de chávenas, todas diferentes, de fina porcelana e de rústico barro, de simples vidro e de cristal, umas com aspecto vulgar e outras caríssimas. Apenas disse aos jovens para se servirem à vontade. Quando já todos tinham uma chávena de chocolate quente na mão, disse-lhes:

 

– Reparem como todos procuraram escolher as chávenas mais bonitas e dispendiosas, deixando ficar as mais vulgares e baratas... Embora seja normal que cada um pretenda para si o melhor, é isso a origem dos vossos problemas e stress. A chávena por onde estais a beber não acrescenta nada à qualidade do chocolate quente. Na maioria dos casos é apenas uma chávena mais requintada e algumas nem deixam ver o que estais a beber. O que vós realmente queríeis era o chocolate quente, não a chávena; mas fostes conscientemente para as chávenas melhores...

 

Enquanto todos confirmavam, mais ou menos embaraçados, a observação do professor, este continuou:

 

– Considerai agora o seguinte: a vida é o chocolate quente; o dinheiro e a posição social são as chávenas. Estes são apenas meios de conter e servir a vida. A chávena que cada um possui não define nem altera a qualidade da vossa vida. Por vezes, ao concentrarmo-nos apenas na chávena acabamos por nem apreciar o chocolate quente. As pessoas mais felizes nem sempre têm o melhor de tudo, apenas sabem aproveitar ao máximo tudo o que têm. Vivei com simplicidade. Amai generosamente. Ajudai-vos uns aos outros com empenho. Falai com gentileza…

 
… e apreciai o vosso chocolate quente.

 

Beijokas e bom feriado..

Iz@

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    libel

    04.06.10

    Olá Gigi,

    Eu também conheço essa história, não dessa forma literária e que serve de reflexão, mas porque a abraço na vida real, felizmente consigo apreciar esse chocolate quente e deixar de lado a qualidade das chávenas.
    Concordo contigo que é bom sentirmo-nos confortáveis com os bens materiais que vamos conquistando pela vida fora, afinal nada se faz sem dinheiro, mas tu sabes que no geral nos acomodamos ao conforto e nos encostamos à posição social, deixando de viver e fazer parte tanta coisa boa.
    Quanto à última parte que referiste, a tal que gostaste...fez-me refletir sobre a seguinte frase:

    "Sofremos tanto com o pouco que nos falta e gozamos tão pouco o muito que temos"

    Um Beijinho :):)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.