CRUZAMENTOS ESTRANHOS...
História do Homem e da Mulher
No princípio, o céu e a terra estavam juntos. Não havia nem nuvens, nem trovoadas, nem chuva, nem noites, nem dias. A Cobra Grande reinava nas profundezas das águas e os bichos temiam-na e respeitavam-na. O Sol e a Lua pairavam na junção entre o céu e a terra. Eles eram marido e mulher. Viviam sempre juntinhos, abraçados e os seus brilhos afugentavam qualquer escuridão eternamente. O tempo não podia ser medido, por isso não se sabe por quanto tempo durou aquilo tudo.
Um dia a Lua pediu ao Sol um filho. O Sol disse que não, temendo perder as atenções da sua amada. A Lua começou a entristecer-se aos poucos e a chorar lágrimas amargas que aos poucos a foram tornando fria, fria. A Cobra da Água soube das desgraças da Lua, consolou-a e brincou com ela às escondidas. Das brincadeiras da Cobra da Água com a Lua resultou uma gravidez que pôs o Sol muito furioso. A Lua teve que pedir protecção à Cobra de Água até que nasceram dois seres muito estranhos. Eles não eram parecidos com qualquer outro bicho até ali existente no reino da Cobra da Água: eram o homem e a mulher. A Lua deixou-os sobre protecção da Cobra da Água e regressou para junto do Sol. O homem e a mulher começaram a dizimar os outros bichos. Uns para comer, outros por prazer. Todos os seres vivos juntaram-se e insistiram junto da Cobra Grande para que expulsasse o homem e a mulher da água. A cobra construiu uma almadia (jangada feita de tronco de árvores) bem grande e nela colocou o homem e a mulher. Foi assim que o homem e a mulher foram expulsos das águas donde vieram e nasceram.
O resto da história é contada por todos nós, todos os dias mais um mosaico, mais uma pincelada, mais Cobras, novas Luas, "brincadeiras" diferentes, outras tão iguais, mas uma coisa é certa: continuamos a ser dois seres muito estranhos...., não achas??
O Sol e a Lua era uma lenda bonita...
Beijokas
Iz@